quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Prospero Ano de 2012


O Natal está a chegar, ainda me lembro de, no inicio do ano de 2011, ter dito que daqui a pouco chegava a Pascoa, depois o S. João, vinham as férias e depois até ao Natal era um pulinho. Passou rápido e lá chegamos a esta quadra festiva.


Num ano onde, muitas coisas mudaram, onde a, tão falada, crise assolou Portugal, esta é a altura onde, normalmente as pessoas esquecem tudo e tentam fazer o Natal o mais normal possível. Acho que todos os dias devem ser Natal, lá diz o ditado que "o Natal é sempre que um homem quiser!". Por esse motivo, toca a começar já a fazer algo para que o ano de 2012 seja bem melhor do que este que termina na próxima semana.

Embora ainda tenhamos dois treinos, até ao Natal, e mais três, até à passagem do Ano, quero deixar a todos os meus votos sinceros de feliz natal e de um prospero ano de 2012.

Espero que todos possam atingir os seus objectivos pessoais, profissionais e desportivos.

Este, nosso, blog vai fazer uma pausa e regressa na primeira semana do ano à sua actividade normal.

Um bem haja a todos e que Deus vos abençoe com aquilo que vocês necessitam.

Um grande abraço.





Milton Ribeiro

Jantar de Natal do Plantel


Na passada 3ª feira, o treino teve um sabor diferente! Trocamos o pelado do Campo Queirós Sobrinho, pela mesa do Restaurante Flamingo nas Antas.

Um jantar que juntou todos os elementos do plantel sénior, bem como os seus dois delegados, Sr. Paulo Picarote e Sr. Óscar Ribeiro, o tesoureiro Sr. Magalhães, o massagista Sr. Virgílio Pinto e a equipa técnica.

O jantar decorreu, graças a Deus, às mil maravilhas, numa altura de crise onde não faltou nada, mas também nada foi desperdiçado.

Aproveito para deixar uma palavra aos funcionários e gerência do Restaurante Flamingo pela forma como fomos recebidos e tratados. Um restaurante que de certo referenciarei.

Agradecemos à direcção do Sport Progresso ter-nos proporcionado este jantar, esta união da família, do escalão sénior, Progressista.

Bom natal a todos eles.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ramaldense 2 - 3 Sport Progresso - Analise


No passado domingo, deslocamo-nos ao Campo do Inatel para defrontar a equipa do Ramaldense. Vencemos por três bolas a duas, mas como o resultado indica, não foi nada facil.

O Campo do Inatel é um dos melhores desta divisão, excelente terreno de jogo, grande, com boas condições para que os jogadores se equiparem, com duas bancadas fantásticas. Se fosse relvado (sintáctico) seria um estádio muito bonito.

Quanto ao jogo em si, entramos concentrados, cientes das dificuldades, desde cedo assumimos o jogo e cedo marcamos. Leitão, com uma "bomba" à entrada da área marcou um golo de belo efeito e colocou-nos a vencer. Continuamos a pressionar e o Ramaldense pouco ou nada conseguia fazer para inverter a tendência do jogo que se desenrolava, na sua maior parte, no meio campo defensivo da equipa da casa. Chegamos ao segundo golo, novamente por Leitão, mas com o mérito da jogada a ir inteiramente para Fábio Augusto.

A partir daqui a equipa relaxou, talvez até de mais e permitimos que a equipa da casa crescesse, no entanto sem nunca conseguir importunar Barbosa. 

O jogo começou a tornar-se mais duro, mais viril, situação permitida pela equipa de arbitragem que deixou lances viris, a roçarem a agressão, passarem incólumes. 

O Ramaldense chegaria ao golo ainda durante a primeira parte, num lance inofensivo, mal resolvido pela minha equipa, o jogador do Ramaldense tirou um cruzamento, a bola embateu no pé de Jorginho e dirigia-se para a baliza, Barbosa não conseguiu desviar e, ao segundo poste, um dos avançados do Ramaldense marcou. Uma falha, um golo para o adversário.

Fomos para o intervalo a vencer, cientes que tínhamos feito mais do que o adversário, cientes de que éramos melhores que o adversário, mas também cientes que na segunda parte o jogo não seria nada fácil.

Entramos mal na segunda parte, algo desencontrados, algo desconcentrados, mais lentos do que tínhamos entrado na primeira parte, mas notava-se que era o seguimento do final da primeira parte. O Ramaldense reduziu, num lance esquisito. Um remate frouxo, mas que, devido à desatenção de Barbosa, os homens da casa empataram a contenda. 

Com Leitão tocado devido a uma entrada na primeira parte, com Jorginho e Oliveira a sentir dores nas virilhas, tivemos de organizar a equipa, a entrada de Imperador dava mais força à frente de ataque, no entanto a minha equipa esteve uns furos abaixo do que é normal. Continuamos a lutar, mas o Ramaldense defendia bem, com agressividade conseguiam afastar a bola da sua área. Foram momentos difíceis, complicados, sendo certo que, apenas por uma vez, num remate de longe, a equipa da casa esteve perto de marcar, mas, também é certo que não nos deixava jogar e impedia-nos de conseguir rematar à sua baliza.

Desatamos o nós quando faltavam cerca de 15 minutos para o final do jogo, numa altura em que a nossa força física se superiorizava à agressividade extemporânea do Ramaldense. Carlão fez um passe magistral a isolar Luís Filipe que, aproveitando a saída do guarda-redes, fez um chapéu perfeito e colocou a nossa equipa a vencer.

Dai até ao final tentamos controlar o jogo e impedimos que o adversário chegasse à nossa área, excepção feita no ultimo lance da partida, quando numa falta, descaída para a esquerda da nossa área, Barbosa, com confiança e mandando no seu espaço bloqueou a bola e assim segurou a vantagem.

Foi um jogo sofrido, nem sempre bem disputado, com duas equipas a procurar a vitória, usando todas as "armas" que tinham à disposição.

Para mim foi a vitória de uma equipa que soube lutar até ao fim, embora tenhamos sido vitimas do nosso próprio veneno. Sabemos que os jogos duram noventa minutos, mas houveram momentos que os níveis de concentração baixaram e assim permitimos que o adversário nos desse muito mais que fazer do que aquilo que a primeira parte demonstrou.

Ambas as equipas estão de parabéns.

Conseguimos o objectivo que era vencer, por isso estamos de parabéns, mas há coisas a rever.

Antes de me despedir quero agradecer a todos os adeptos que estiveram presentes no campo do Inatel. Deram-nos força, animo e, mesmo quando as coisas não estavam bem, apoiaram-nos. Dizer que a nossa força veio de fora, daquele grupo de jovens (alguns de tenra idade) que entoaram, a uma só voz, o nosso lema.

Para vocês aqui fica.



"NÓS SOMOS O TOURO QUE NO PELADO VAI JOGAR, RÁPIDO MAIS RÁPIDO QUE NINGUÉM NOS VAI PARAR, SOMOS A FORÇA E A RAÇA DO QUERER, SOMOS PROGRESSO ATÉ MORRER! E O PROGRESSO É O NOSSO GRANDE AMOR!"

Boas festas para todos.

2ª Div. Distrital - 15ª Jornada - Analise


Disputou-se, no passado domingo, a 15ª Jornada do nosso campeonato. Uma jornada que dita o fim da competição, no ano civil, de 2011. Uma jornada com algumas surpresas, ou talvez não, mas com resultados que nos deixam a pensar.

Os Jogos:

TORRÃO 2 - 1 MEDENSE: A jornada começou, no sábado, com este jogo. A equipa de Renato Castelo voltou às vitórias, num jogo difícil e complicado, onde precisou de puxar dos galões, para levar de vencida a equipa do Medense. Regressa assim às vitórias, depois de uma série de seis jogos sem vencer.

PAÇOS DE GAIOLO 0 - 0 CRUZ: O empate do Cruz, em Paços de Gaiolo, não me surpreende. A equipa da casa é das mais organizadas com que jogamos este ano e demonstrou que em sua casa são um adversário muito complicado. O Cruz vinha de uma excelente goleada sobre o Desportivo, mas não conseguiu manter o ímpeto e levar de vencida o seu opositor desta jornada.

PASTELEIRA 0 - 2 BOAVISTA: O Boavista voltou a vencer, batendo o Pasteleira por duas bolas a zero num jogo, inteiramente, dominado pelos axadrezados.

VALADARES 4 - 0 SP. CAMPO: Surpreendente pelo resultado volumoso, no entanto a equipa da casa fez jus ao estatuto de líder e não se deixou surpreender pela equipa do Sp. Campo, que tinha encetado uma recuperação a todos os níveis, brilhante. Aproveitando o desaire do Pedroso em Melres, a equipa do Valadares aumentou a distancia para o segundo classificado.

SOBREIRENSE 0 - 1 SOALHÃES: O Soalhães conta já oito jogos sem perder, tendo pelo meio "apanhado" o Valadares. Notável. Não se atemorizou por jogar na casa de um adversário complicado e voltou a vencer. Estão de parabéns.

MELRES 1 - 0 PEDROSO: Mais um! É assim que os homens de Paulo Pegas começam a pensar, sempre que jogam com as equipas que ocupam os lugares cimeiros da classificação. Se é certo que fora de casa são frágeis, não é menos certo que em casa são coerentes e, normalmente, não facilitam. Muito bem. O Pedroso perdeu a oportunidade de passar o ano com a distancia pontual que tinha para o líder.

GENS 2 - 0 ABRAGONENSE: O Gens voltou da folga e, como previa, não facilitou. Venceu por duas bolas a zero e assim recuperou o 4ª lugar.

Terminado que está este ano, agora resta continuar a trabalhar nesta quadra para que as equipas voltem fortes e que continuem a apresentar bom futebol como até aqui.

Boas festas a todos.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ramaldense X Sport Progresso - Antevisão


No próximo domingo, pelas 15 horas, deslocamo-nos ao Campo do Inatel, para defrontar o Ramaldense, em jogo a contar para a 15ª Jornada do Campeonato.

Esta jornada marca o fim, desportivo, de 2011 e para que possamos manter-nos na corrida, em relação ao nosso objectivo, temos de vencer.

Não tem sido segredo para ninguém, que encaro estes jogos como se de finais se tratassem, por esse motivo teremos de entrar em campo para vencer, tendo a noção que iremos encontrar uma equipa muito aguerrida, muito agressiva, muito forte, não podemos, nem vamos facilitar.

Acredito que não existem vencedores antecipados, mas temos de assumir, que tudo faremos para chegar ao fim, conquistando os três pontos que se encontram em disputa.

Humildade, raça, empenho, dedicação, crer, querer e honestidade, serão os princípios que temos de respeitar para conseguir vencer.

Desde já agradeço a todos os nosso adeptos que possam estar presentes neste jogo para nos apoiarem e ajudarem a vencer e ultrapassar este difícil adversário.

Antevisão da 15ª Jornada - 2ª Div. Distrital - S 2


No próximo domingo, realiza-se a ultima jornada de 2011. Uma jornada onde existem alguns jogos que serão muito interessantes. Todas as equipas querem acabar o ano a vencer, por isso tudo farão para que isso aconteça.

Os Jogos:

TORRÃO X MEDENSE: Bom jogo em perspectiva com vantagem, relativa, devido ao terreno de jogo, para os da casa. No entanto nenhuma das equipas terá um jogo fácil. Jogo de tripla.

PAÇOS DE GAIOLO X CRUZ: A equipa da casa joga um futebol muito atractivo, bem organizada defensivamente, poderá surpreender o Cruz. O Cruz está motivado, no entanto terá de suar imenso para vencer este jogo.

PASTELEIRA X BOAVISTA: Vitória para os axadrezados com maior ou menor dificuldade. O campo não vai ajudar, mas nao penso que a equipa do Boavista se deixe surpreender.

VALADARES X SP. CAMPO: Um dos grandes jogos. No entanto penso que a equipa do Valadares vencerá o jogo. Pelos mais diversos motivos. Mas uma coisa tenho de referir, o Sp. Campo não é uma equipa qualquer.

SOBREIRENSE X SOALHÃES: O Soalhães não perde há 7 jogos, empatou com o primeiro em sua casa. Penso que partem na frente na possibilidade de vencer este jogo, mas o Sobreirense vai ter uma palavra a dizer.

MELRES X PEDROSO: Um jogo com um desfecho imprevisível. O Melres, nas duas vezes que recebeu as equipas da frente, Gens e Valadares, venceu, desta vez recebe o segundo classificado e pode fazer mais uma gracinha. O Pedroso está avisado e por isso penso que nao se deixará surpreender. A ver vamos.

GENS X ABRAGONENSE: O Gens vem de uma paragem que poderá ter feito bem à equipa. Por esse motivo penso que virão mais fortes e tudo farão para vencer. Têm argumentos para isso e não falharão.

Para todos as maiores felicidades.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

À conversa com... Berto!


Humberto Lopes, conhecido no meio do futebol por Berto. Jogador que começou a sua carreira futebolística no Atlético Clube de Gervide, imagine-se, como guarda-redes, representado o clube até ao primeiro ano de sénior, de onde se transferiu para o Clube Desportivo de Portugal, clube onde a maior parte dos seus familiares também jogaram, representado este ultimo durante oito anos, sendo capitão de equipa nas ultimas épocas. Transferiu-se este ano para o Sport Progresso, tem sido um dos pilares da estrutura progressista, capitão de equipa, o jovem de 28 anos, acedeu ao pedido do blog e deu-nos a conhecer um pouco mais de si.


miltonribeirocoach.blogspot.com (MRC) - Berto, onde começaste a jogar futebol?

Berto - Comecei a jogar no Atlético Clube de Gervide com 9 anos e a guarda redes

MRC - Na época passada representaste o Desportivo de Portugal, clube que representavas há já alguns anos, depois de saíres do Gervide. Eras inclusive o capitão de equipa, fala-me um pouco dessa experiência.

Berto - Foi uma experiência boa, o Desportivo é o clube da "família". todos ou quase todos os meus familiares foram criados na rua ao lado do campo e quase todos jogaram no Desportivo por isso poder capitanear este clube foi muito bom, foi uma experiência também difícil devido às condições do clube, um dos exemplos entre muitos é que todos os anos o pessoal queria ir ganhar dinheiro e tentei sempre batalhar para que o pessoal ficasse para poder ajudar o clube... 


MRC - No final da época decidiste sair, tu e mais alguns jogadores. O que te levou a tomar essa decisão?

Berto - O que levou há minha decisão foi o facto de a direcção do Desportivo ter tomado a decisão de competir na segunda divisão sem nos ter avisado de nada, jogava lá há 8 anos era capitão e merecia mais um bocado de respeito... nas férias fomos assinar a pensar que ia-mos competir na primeira, começamos a treinar a pensar que ia-mos jogar na primeira e depois deparei-me com a situação de o clube ir para a segunda ou deixar de haver futebol sénior... foi o que levou a mim e aos outros capitães a deixar o clube. 



MRC - Este ano, mesmo tendo convites de clubes de divisões superiores, decidiste jogar no Progresso! Porquê?

Berto - O que me levou ir jogar para o Progresso foi a forte amizade fora do campo com alguns dos meus colegas de equipa, nomeadamente o Leitão, o Oliveira  e o Moura sempre fomos muito chegados fora do campo e depois do que se passou no Desportivo tínhamos chegado a uma conclusão que era jogarmos todos juntos, e como o Leitão gostava de acabar a carreira no Progresso disse que ia falar ao presidente se podíamos ir treinar. E assim foi, o presidente disse ao mister que tinha alguns jogadores para o mister ver e depois de o mister nos observar e decidir que era-mos úteis para ajudar o grupo decidi ficar no Progresso mesmo tendo convites de outras equipas.. e diga-se de passagem que não estou nada arrependido.


MRC - O Progresso é um clube histórico da cidade do Porto, o que representa para ti vestires a camisola deste clube?

Berto - Para mim vestir a camisola do Progresso é um enorme orgulho e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade por representar um dos emblemas mais antigos da cidade do porto e com uma historia invejável.



MRC - Foste nomeado capitão de equipa, mesmo sendo um dos que chegou este ano ao clube, imagino que seja um orgulho, mas ao mesmo tempo, maior responsabilidade, o que sentes quando colocas a braçadeira?

Berto - Óbvio que é um enorme orgulho poder ser capitão e que com isso vem a responsabilidade, responsabilidade essa que é com muito prazer que a tenho porque ao colocar a braçadeira sinto que tenho de liderar um grupo de homens, que tenho de dar tudo por eles, ser o primeiro a dar a cara quando não corre bem, conseguir uma união no grupo muito forte para que se consiga conquistar os objectivos...



MRC - Como avalias este inicio de época do Progresso?

Berto - Este inicio de época tem sido bastante positivo, apenas tivemos dois momentos menos bons mas aos quais a equipa está a responder de forma positiva...






MRC - O objectivo traçado para esta época passa pela subida de divisão. Achas que é um objectivo ambicioso, utópico ou sentes que é possível?

Berto - Eu sinto que o nosso objectivo não podia ser outro a não ser pensar em ser-mos campeões devido ao grupo que temos, temos só de continuar unidos,humildes com determinação e com grande atitude


MRC - Achas que as condições que o clube coloca à vossa disposição são as suficientes para que esse objectivo seja atingido?

Berto - Podiam ser melhores em alguns aspectos, mas, é o que temos e vamos tentar de todas as formas conseguir o objectivo, independentemente das condições que temos.


MRC - No Progresso ninguém é remunerado, ao contrario do que acontece em outras equipas da série. Achas benéfico, ou achas que pode ser um handicap em relação à motivação e à ambição da equipa?

Berto - Desde que se jogue com amor à causa não interessa se somos remunerados ou não.. tudo vai das mentalidades das pessoas.. a motivação e a ambição têm de estar, sempre, presentes connosco para poder-mos subir na vida por isso não vejo isso como handicap... as vezes é bem pior balneários onde jogadores ganham e há sempre aquelas bocas tipo " corre tu que ganhas mais que eu"... 


MRC - Mesmo sem ninguém receber dinheiro, o vosso plantel é vasto, composto, inicialmente, por 27 jogadores. Como vês o ambiente no balneário? Sentes que os jogadores estão satisfeitos?

Berto - O balneário é excelente, há grande união de todos... pode haver um ou outro que não esteja muito contente por não jogar tanto mas mesmo esses são importantes no grupo e motivam os companheiros para dar o máximo 


MRC - O que achas do apoio do adeptos do Progresso?

Berto - Tem sido um apoio importante, penso que estão com a equipa e a equipa precisa deles para que todos juntos no final possam ficar todos felizes e com o objectivo cumprido.


MRC - Tens 28 anos. O que é que ainda esperas da tua carreira futebolística?

Berto - Para já penso no presente e o presente é ajudar o Progresso a ser campeão e depois o futuro logo se verá... 


MRC - Sendo tu capitão da equipa sénior do Progresso, que conselho darias aos jovens da formação progressista?

Berto - O conselho que dou aos jovens é que não deixem de fazer desporto, é importante fazer exercício físico e que se sonham em ser jogadores profissionais nunca desistam do vosso objectivo e façam por o merecer... mas não se esqueçam dos estudos..


MRC - Deixa uma mensagem aos adeptos do Progresso e aos adeptos do futebol em geral.

Berto - Aos adeptos do progresso que têm sido enormes só espero é que continuem a sê-lo, que continuem a acompanhar a equipa da mesma forma que têm feito que a equipa vai fazer tudo que estiver ao alcance para não os desiludir, é bom sentir o apoio dos adeptos.. aos adeptos em geral espero que possam ir ver o Progresso que acredito que não se vão arrepender... 

Aqui ficamos a conhecer um pouco mais de Berto. Um jovem talentoso e com objectivos bem definidos. 


À conversa com...


Decidi criar no blog, uma rubrica de entrevistas, onde personalidades dos mais diversos quadrantes desportivos responderão a perguntas colocadas pelo blog e onde conheceremos melhor essas mesmas pessoas em questão.

Optamos por começar pelos elementos que constituem o escalão sénior do Sport Progresso, já que é neste projecto que estou, actualmente, a trabalhar.

Espero que gostem.

Milton Ribeiro

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sport Progresso 4 - 2 Torrão - Analise


Realizamos, no passado domingo, a 14ª Jornada do nosso campeonato. Um jogo que nos colocou frente-a-frente com a equipa do Torrão.

Como tinha previsto, não seria um jogo fácil. A equipa do Torrão está com um nível muito diferente daquilo que conhecíamos. Este ano reforçou-se com alguns jogadores experientes, bem como com jogadores jovens mas com qualidade.

Assumimos o jogo desde o inicio, mas estávamos a esbarrar na organização defensiva do Torrão. Desta forma foi-nos criando inúmeras dificuldades para entrarmos no ultimo reduto dos gaienses. A equipa forasteira equilibrou o jogo e embora sem nunca quererem a bola, muito tempo, em seu poder foram ganhando algum terreno com o passar do tempo. 

Fomos criando algumas situações que colocavam a defesa do Torrão em sentido, mas a mesma coisa acontecia do outro lado. 

Leitão, deixou o aviso, enviando uma bola ao poste esquerdo da baliza de Nuno. Depois foi Fábio Augusto que conseguiu bater o guardião gaiense, depois de uma jogada de transição rápida, onde Leitão assistiu o Fábio e este atirou a contar. Estava feito o 1-0, resultado justo até ao momento.

Depois tivemos mais oportunidades de golo, mas sem nunca conseguir traduzir em golos o domínio exercido e as oportunidades criadas. O Torrão aproveitou e mesmo sem o merecer chegou ao empate, num lance de bola parada, onde um desvio à entrada da área, bateu Barbosa, sem que este tivesse tocado na bola até ao momento.

O 2-1 aconteceu por intermédio de Tiago Pinto a fazer, de cabeça, um chapéu ao guarda-redes Nuno.

O intervalo chegava com o marcador a dar-nos vantagem.

Na segunda parte entramos mais senhores do jogo, controlando em toda a largura do campo. Chegamos ao 3-1, novamente por Fábio Augusto. Depois o Torrão reduziu, na marcação de uma grande penalidade, mal assinalada pelo arbitro da partida. O golo da confirmação chegou na marcação de um livre directo, exemplarmente marcado por Jorge Oliveira que colocou assim o marcador em 4-2.

Até ao final ainda tivemos mais duas excelentes oportunidades, mas não conseguimos marcar.

Lutamos para vencer e conseguimos, contra um adversário, que não foi nada fácil e que, em momento algum baixou os braços.

Parabéns ao meu amigo Renato Castelo pelo trabalho que está a desempenhar no Torrão.

Agradeço a todos os adeptos que estiveram presente e que nos ajudaram a conquistar mais esta vitória.

2ª Div. Distrital - 14ª Jornada - Analise


No passado domingo, jogou-se a 14ª Jornada do nosso campeonato. Uma jornada onde o líder Valadares empatou e viu assim a aproximação do Pedroso, onde o Sp. Campo continuou a sua senda de vitórias e subiu ao quarto lugar, o Cruz voltou às vitórias e o Soalhães aumentou a série de jogos sem perder para sete partidas.

Os Jogos:

CRUZ 5 - 2 DESP. PORTUGAL: Depois da derrota com o Boavista e a pausa a meio da semana, o Cruz voltou com toda a força e goleou o Desp. Portugal. Um jogo dominado a todos os níveis pelos homens de Rui Campos. A equipa do Desportivo ainda esboçou uma reacção, mas foi "sol de pouca dura".

MEDENSE 1 - 0 PASTELEIRA: O Medense venceu um debilitado Pasteleira. No entanto o jogo não foi tão fácil como se previa, uma boa entrega dos forasteiros, com alguma pressa dos da casa, deu uma vitória pela margem mínima.

SP. CAMPO 2 - 0 RAMALDENSE: O Campo continua a fazer o seu trabalho e não facilitou, depois da, difícil, vitória sobre o Torrão, a meio da semana, desta vez o jogo também não era fácil. Os verde-rubros de Campo venceram os verde-rubros do Porto com dois golos sem resposta ascendendo ao 4ª lugar da tabela.

SOALHÃES 1 - 1 VALADARES: Talvez o resultado mais surpreendente, depois de uma excelente vitória, sobre o Pedroso, na passada jornada, a equipa de Gaia não foi alem de um empate a um golo em casa do Soalhães. O futebol é assim e nem sempre a maior qualidade técnico-táctica se consegue sobrepor à entrega, ao empenho, à raça e ao querer. 

PEDROSO 2 - 0 SOBREIRENSE: O Pedroso não facilitou, recebeu e venceu o Sobreirense por duas bolas a zero. É certo que um dos golos foi marcado na propria baliza, mas o futebol é feito de todas estas coisas e todos os pormenores contam. Ao vencer viu a sua diferença pontual para o líder ser reduzida.

ABRAGONENSE 2 - 1 MELRES: O Melres, depois de vencer o Gens, não conseguiu dar seguimento e perdeu em Abragão. Tenho referido que a equipa de Abragão é complicada a jogar em casa, num campo muito pequenino, defendem muito bem e surpreendem o adversário com a rapidez que se desdobram. Uma boa vitória para aquele que partia para esta jornada como ultimo classificado.

BOAVISTA 3 - 0 PAÇOS DE GAIOLO: O Boavista recebeu, e venceu, o Paços de Gaiolo. Mais uma vez a equipa da casa demonstrou que no seu estádio são, quase, imbatíveis e golearam mais um adversário.

Uma jornada com muitos golos, surpreendente e que deu mais animo ao campeonato.

Parabéns aos vencedores e força para os vencidos.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sport Progresso X Torrão - Antevisão


No próximo domingo, pelas 15 horas, recebemos no nosso campo, a equipa do Torrão, em jogo a contar para a 14ª Jornada do Campeonato.

Jogo complicado em perspectiva, com uma equipa que vem a crescer nos seus processos de jogo. 

Sabemos que não será fácil, mas teremos de fazer de tudo o que estiver ao nosso alcance para vencer. Não conto com um Torrão a jogar "olhos nos olhos" connosco, penso até que virá jogar organizado defensivamente para nos tentar surpreender com transições rápidas.

A nós compete-nos assumir o jogo e, humildemente, lutar mais que o adversário, sermos agressivos, empenhados e raçudos. Já o disse anteriormente e repito, estes jogos para nós são finais e as finais forma feitas para vencer.

Desde já agradeço a todos os nos adeptos que possam estar presentes para nos incentivar e ajudar a ultrapassar mais este obstáculo.

Antevisão da 14ª Jornada - 2 Div. Distrital - S 2


No próximo domingo realiza-se a 14ª Jornada do nosso campeonato, naquela que é a penúltima jornada do ano. 

Os Jogos:

CRUZ X DESP. PORTUGAL: Grande jogo em perspectiva, muito físico, com muitas quezílias pelo meio. Pelo que vi das duas equipas, o Cruz tem mais argumentos para vencer este jogo, no entanto o Desportivo tem o génio de Henrique na marcação de lances de bola parada. É um jogo de tripla, mas acredito que a equipa da casa possa vencer.

BOAVISTA X PAÇOS DE GAIOLO: O Boavista vencerá, tranquilamente, este jogo. O factor casa decidirá este jogo, devido às dimensões do terreno.

MEDENSE X PASTELEIRA: Jogo entre duas equipas muito diferentes. A equipa de Medas é mais combativa, já a equipa do Pasteleira é mais voltada para a vertente técnica. Penso que o Medense vencerá este jogo, aproveitando o défice de jogadores que o Pasteleira tem neste momento.

SP. CAMPO X RAMALDENSE: Penso que o Campo vencerá este jogo, mas sentirá dificuldades devido à atitude guerreira do Ramaldense.

SOALHÃES X VALADARES: O Valadares está bem e recomenda-se, não me acredito que perca em Soalhães.

PEDROSO X SOBREIRENSE: O Pedroso quer voltar ás vitórias rapidamente, no seu terreno, fará com que o Sobreirense não consiga respirar. Vencerão facilmente.

ABRAGONENSE X MELRES: O Melres vai tentar continuar a vencer. Depois do excelente resultado da passada semana encontram uma equipa propicia a que isso aconteça.

Bons jogos em perspectivas, que vençam os melhores e que acima de tudo possam sair de campo satisfeitos.

Pasteleira 1 - 5 Sport Progresso - Analise


No feriado de ontem, deslocamo-nos ao terreno do Pasteleira. Um jogo a contar para a 13ª Jornada do Campeonato, que vencemos por cinco bolas a uma.

O resultado demonstra a superioridade colocada em campo pela minha equipa, no entanto o Pasteleira até começou a vencer. 

Carviçais aos 19', na transformação de uma grande penalidade, deu vantagem ao Pasteleira. Até ai tinha-se assistido a um futebol muito trapalhão, muito devido ao terreno de jogo que não está, sequer, ao nível dos piores pelados da nossa divisão, embora a AFP teime em colocar nas suas circulares que o campo é relvado.

Chegamos ao golo aos 28', num livre directo marcado por Jorginho e desviado por Morais. O futebol continuava a ser feio, trapalhão, com muitas faltas, tudo isto devido ao estado do terreno.

Leitão, na marcação de um livre directo, obrigou o guardião da casa a efectuar a defesa da tarde. 

Perto do final da primeira parte, Leitão fez o gosto ao pé e levava-nos, a vencer, para o intervalo. Pode-se dizer que, pelo domínio exercido, o resultado era justo.

Na segunda parte mais do mesmo, futebol muito penalizado devido ao estado do terreno, mas a sermos mais esclarecidos e a criar lances de perigo. 

Fizemos o 1-3, na marcação de uma grande penalidade, bem executada por Fábio Augusto, jogador que é o melhor marcador da equipa, mas que já não marcava há 5 jogos. A partir daqui as coisas tornaram-se mais fáceis,  a equipa da casa abriu na tentativa de reduzir a desvantagem e nós conseguimos aproveitar para marcar ainda mais dois golos com que se fez o resultado final de 1-5.

A vitória é justa, venceu a equipa que mais fez por isso, no entanto não posso deixar de referir que os jogos têm 90 minutos. Se não formos sérios, se não estivermos concentrados, empenhados e com vontade de vencer em todo o tempo, as coisas podem tornar-se muito difíceis. Estamos de parabéns pela vitória, mas depois de amanhã já temos outro jogo importantíssimo e que temos de trabalhar para o vencer.

Mais uma vez os nossos adeptos foram fieis e estiveram presente. O meu agradecimento para todos eles.

2ª Div. Distrital - 13ª Jornada - Analise


Disputou-se, na passada 5ª Feira, a 13ª Jornada do nosso campeonato. Uma jornada com algumas mexidas na tabela classificativa. Onde o Valadares se tornou mais líder e a lanterna vermelha mudou de dono.

Os Jogos:

DESP. PORTUGAL 1 - 3 BOAVISTA: Vitória do Boavista num jogo em que as coisas saíram bem aos comandados de William Alves. Um jogo disputado, mas que o Depor não teve a mesma raça do ultimo jogo em casa. Não posso deixar de referir que, quando soube o resultado, fiquei surpreendido. Os boavisteiros conseguiram subir dois lugares na tabela e já se encostaram aos da frente.

PAÇOS DE GAIOLO 2 - 2 MEDENSE: Um empate entre duas equipas da segunda metade da tabela. Tudo ficou igual.

TORRÃO 0 - 1 SP. CAMPO: O Campo voltou a vencer, mas como tinha previsto, sem as mesmas facilidades encontradas noutros jogos. A equipa de Renato Castelo está muito mais coesa e já não é aquele Torrão "coitadinho" que era goleado por onde passava. O Campo continua a sua saga e conquistou a 4ª vitória consecutiva. Muito bem.

VALADARES 1 - 0 PEDROSO: O jogo grande da jornada terminou com a vitória dos da casa por uma bola a zero. Assim reforçaram a liderança, aumentando para quatro, os pontos que os separam do segundo classificado. Um jogo equilibrado, onde os comandados de Paulo Alexandre foram mais organizados, superiorizando-se na finalização e vencendo um jogo que não foi fácil para nenhuma das equipas. Os de Pedroso queixam-se da arbitragem, mas foram os homens da casa a terem duas expulsões, contra uma dos forasteiros. 

SOBREIRENSE 1 - 0 ABRAGONENSE: Boa vitória do Sobreirense, que assim deixou a lanterna vermelha para os seus adversários desta semana.

MELRES 1 - 0 GENS: Surpreendente, ou talvez não, foi a vitória do Melres sobre o Gens. O Melres começa a ser o "Tomba-Gigantes" desta série, depois de vencer o, até então invicto, Valadares, foi a vez do Gens também "cair" em Melres. Tinha avisado que a equipa da casa era "um osso duro de roer" e ficou provado com mais este resultado. No entanto a bem da verdade tenho de dizer que a equipa do Gens foi superior, que o arbitro permitiu muitas perdas de tempo da equipa do Melres, mas o que importa é o resultado e esse deu a vitória ao conjunto comandado por Pedro Pegas.

RAMALDENSE 1 - 1 SOALHÃES: Um empate num jogo sem chama, com poucos motivos de interesse.

Assim terminou a 13ª Jornada, manteve-se o líder, mudou a lanterna vermelha e pelo meio algumas mexidas na tabela.

Parabéns aos vencedores e força para os vencidos. A próxima jornada está já ai.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bernardo Chaves, o Sapo... Descansa em Paz


Bernardo, conhecido no meio do futebol por Sapo, jogador do F. C. Foz durante largas temporadas, capitão de equipa durante a formação, sempre foi um dos grandes adversários dentro do campo, nos meus blogs muitas vezes falei dele, da sua irreverencia, do seu temperamento e também do seu enorme talento. 

Esta época estava a representar o Pasteleira, para onde se transferiu com o seu amigo e colega Tiaguinho, ao fim de 10 épocas a lutar pelo emblema do Foz.

Com muita pena minha, tenho de dizer que o Sapi perdeu a vida na passada quarta-feira, faz hoje uma semana. As circunstancias em que isso aconteceu pouco importam. 

O que fica é que o rapaz loiro, de um recorte técnico acima da média, irreverente, "provocador", deixou de estar fisicamente entre nós.

Acredito que, estará vivo, no coração dos seus familiares e amigos. Para eles vão os meus sinceros pêsames.

Que Deus te tenha recebido e que possas descansar em paz.

Paulo Machado, Camone para os amigos!




Há alguns anos atrás, despontava, no F. C. Cerco do Porto, um jogador irreverente, raçudo, divertido, na altura até nem via grande qualidade técnica neste jogador, se calhar, motivado pelas comparações que, obrigatoriamente se fazia com o seu irmão mais velho, esse sim era (e é), um grande jogador. 



Aquele jogador a quem, carinhosamente chamávamos - e ainda chamamos - de Camone, foi convidado pelos responsáveis do F. C. Porto para representar a equipa de Iniciados. Foi campeão nacional, foi Campeão Europeu pela selecção de todos nós. De certo que todos se lembram daquele "miúdo" que jogava de cabelo loiro, quase branco! 


Começou a ser conhecido por Paulo Machado, ganhou o seu espaço, chegou aos seniores do F. C. Porto, mas tapado por jogadores estrangeiros teve de sair para "rodar", Jogou no Estrela da Amadora, jogou no Leiria, mas foi no Toulouse que se afirmou como um grande jogador.


Este "miúdo" que, ainda vibra a ver os jogos do F. C. Cerco do Porto, que ainda brinca, com uma bola, no meio do parque em frente a sua casa no bairro do Cerco, é um excelente jogador e um grande homem. Nunca esqueceu as suas origens, nunca esqueceu as suas raízes, ainda hoje se lembra dos amigos e por esse motivo aqui vai o meu abraço em forma de postagem neste blog.


Directamente para ti (embora tenha quase a certeza que nem sequer verás isto):
Meu menino ainda hoje , todos nós vibramos com as tuas conquistas, ainda hoje todos nós nos preocupamos contigo. Aqui tens os teus verdadeiros amigos, aqueles que tu nunca esqueces, também não se esquecem de ti. Desejo-te o melhor do mundo e sei que Deus te ajudará. Tu mereces e fazes por merecer. Meu amigo Camone, continua como até aqui e serás ainda maior.


Um grande abraço para o Paulo Machado (como todos o conhecem), mas para mim serás sempre o Camone.




Não posso deixar de mandar um abraço para o Gomes (irmão mais velho do Camone, actualmente a jogar no Tondela), assim como para o Machadinho (irmão mais novo, actualmente a jogar no Desportivo de Portugal). 

Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...