quarta-feira, 30 de maio de 2012

O futuro... como será?


Com o final da época, vieram as férias desportivas.

Férias que eu acho merecidas, depois de um ano em que assumi um novo desafio, visto ter sido a primeira vez que treinei seniores. Foi uma época recheada de peripécias, todas elas com uma historia, foi também uma época recheada de sucessos e, graças a Deus, com objectivos cumpridos.

No inicio ouvi muitas vezes que, estava a ser louco, por pensar que era possível subir uma equipa sem pagar qualquer euro. Mas isso ainda me deu mais força para trabalhar e hoje sentir-me realizado.

Foi uma época onde pude voltar a treinar jogadores que conheço bem, outros que sempre desejei treinar e outros, ainda, que nem sequer conhecia, mas que hoje tenho de dizer que aprendi muito com todos. Fiz novamente amizades, renovei outras e sinto-me realizado.

Agradeço a todos aqueles que comigo trabalharam.

Agradeço a Deus porque sem Ele não teria sido possível.

Agradeço à minha esposa Tanynha e à minha filha Rafynha por toda a paciência, por todo o apoio, por todas as vezes que me chamaram à atenção, por todas as vezes que me fortaleceram quando eu me sentia a fraquezar. E acima de tudo por ainda me continuarem a amar, mesmo passando eu tanto tempo fora de casa, para estar nos treinos.

Para todos aqueles que me apoiaram, muito obrigado.

O presente ainda não me apresentou nada de concreto para o futuro, mas estou tranquilo.


Isto não é o Fim!


É o começo de um novo ciclo.

Vou erguer a cabeça e seguir em frente! 

Sei que fiz no presente, algo para que o futuro seja risonho e, se Deus quiser, terei a oportunidade continuar a mostrar o meu valor.

Começar do zero custa? É sempre uma nova aprendizagem. 

Os fracos desistem, os fortes continuam. 

O Importante será não desistir e os verdadeiros, aqueles que me conhecem sabem que eu nunca o farei...

O futuro a Deus pertence e Ele nunca me deixou ficar mal.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sport Progresso - Época 2011/2012 - Analise


A época terminou, há já algumas semanas, mas só hoje me deu vontade de fazer a analise da mesma, isto em relação à "minha" época, à época da equipa que orientei.

Assim sendo aqui fica a minha analise.

Foi uma época que começou em Maio de 2011, aquando tive a primeira reunião com o presidente do clube, à data, Sr. António Almeida e mais alguns elementos, de destacar o Sr. Oscar Jesus, Vice-Presidente para o futebol sénior e com o Sr. Dr. João Sampaio que foi a pessoa que me indicou para o comando técnico do Sport Progresso.

Nessa reunião foi-me pedida a subida de divisão, na mesma altura deram-me carta branca para formar um plantel, sendo que o plantel, assim como a equipa técnica trabalhariam sem qualquer contrapartida financeira, visto o clube estar a passar por dificuldades financeiras, sendo que as únicas coisas que dariam ao plantel senior era as sandes e os sumos no final dos jogos, deslocações da equipa para os jogos em camioneta alugada pelo clube, situação que foi cumprida, quase na totalidade, e os materiais de treino, jogo e saída, compostos por dois equipamentos de treino, um fato de treino de saída, uma mochila, um kispo, um polo e um equipamento de jogo, material que seria ofertado aos jogadores no ultimo jogo da época.

Assim contactei jogadores e falei do projecto que tinha para a época 2011/2012, montei uma equipa escolhida a dedo, com jogadores jovens e de qualidade que nos garantiam possibilidade de sucesso e de continuidade nas próximas épocas.

Tudo foi feito pelo clube, dentro das possibilidades, para que tivéssemos as condições necessárias para a preparação da época.

Criei um logótipo, um Green Bull (Touro Verde), uma identidade e um lema, lema esse que foi levado à letra por todos os nossos jogadores e pelos directores que trabalharam directamente comigo, a saber, Sr. Oscar Jesus e Sr. Paulo Picarote. Foi dessa forma, com essa identidade, com muito trabalho, com muito empenho, lutando contra tudo e contra todos que conseguimos levar adiante a nossa vontade, mesmo sendo acusado de a determinada altura ter querido deitar a toalha ao chão, mas em momento algum esse foi o meu pensamento e a classificação final fala por si.

Fizemos o jogo de apresentação com o F. C. Porto que, gentilmente, cedeu a sua equipa de juniores A para defrontar uma equipa da 2ª Divisão Distrital da A. F. Porto, tivemos, ainda, a presença do Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, numa festa bonita e a qual tenho de agradecer ao Sr. António Almeida, porque prometeu e cumpriu...

Fizemos um campeonato que tenho de considerar excelente, um campeonato onde conseguimos atingir os nossos objectivos. Onde passamos por tudo e mais alguma coisa, desde lesões leves, a lesões graves, a doenças graves, à morte de um dos nossos adeptos, ao termos de andar sozinhos a lutar, contando com o apoio dos nossos adeptos.

Daqui retiro algumas coisas:

1ª: Treinei uma equipa centenária, que me deixa muito feliz.

2ª: Tive a possibilidade de juntar uma equipa excelente de jogadores que adoro e que sei que estaremos sempre juntos, mesmo que no futebol as coisas não continuem.

3ª: Aprendi muito com toda a gente que tive a hipoteses de me cruzar este ano.

4ª: Fui muito feliz nesta época.

5ª: Consegui vencer, quando muitos diziam que isso seria impossivel.

6ª: Percebi que afinal os treinadores não são medidos pelos resultados, mas sim pelas amizades, no futebol como na vida o factor C conta muito.

7ª: Foi o meu primeiro ano de treinador do escalão Sénior e no primeiro ano subi de divisão uma equipa que não ganhava um unico tostão, nem de ajudas de custo, nem de prémios de jogo... é obra.

Nada disto teria sido possivel sem fé em Deus, sem o meu trabalho e sem que os meus jogadores acreditassem naquilo que lhes transmitia e trabalhassem como profissionais.

Por tudo isto quero deixar uma palavra individual a cada um:

2 - Filipe Teixeira: Meu menino tu tens muita qualidade, não só como futebolista, mas acima de tudo como homem, quando conseguires deixar as superstições para trás e concentrares-te apenas na bola, verás que terás muito mais oportunidades do que aquelas que esperas. Pela tua personalidade, pela tua lealdade, vais deixar muitas saudades... quem sabe se o futuro não nos colocará de novo do mesmo lado.

3 - Fábio Augusto: Muitos duvidaram daquilo que tu poderias fazer, dizendo que tu eras irresponsavel, que gostavas pouco de treinar e que tinhas a mania que eras craque. Pois bem, aquilo que eu tenho a dizer, é que te portaste muito bem e calaste muita gente, foste o melhor marcador da equipa, foste um dos jogadores mais utilizados e deste imenso que fazer às equipas adversárias. Estás de parabens pela regularidade com que fizeste esta época. Se deixares aqueles amuos que por vezes te dá, verás que serás muito mais jogador. Eu espero ver isso.

4 - Hugo Beça: Foste dos melhores jogadores que eu já treinei, desde que sou treinador. Um miudo aplicado, com vontade de vencer. Arriscaste tudo ao deixar o teu clube do coração para abraçares um projecto novo, ambicioso, mas que no fim se provou ser exequível. És um grande jogador e sei que terás um futuro risonho. Obrigado por tudo... Ajudaste-me a crescer como treinador e como homem...

6 - Reginaldo Neves: Não tiveste as oportunidades que se calhar desejavas, mas tiveste aquelas para que trabalhaste, foste sempre o mesmo, do inicio ao fim, demonstraste que a trabalhar regularmente poderias ter feito muito mais, espero que no futuro te possa ver a fazeres isso. Tens um coração enorme, também por isso serás recordado.

7 - Nuno Nunes: Este ano não foi como tu querias, mas acredita que em relação a ti, também não foi como eu queria, sei que podes dar muito mais, sei que és muito mais jogador do que aquilo que demonstraste. Acredita que na maior parte das vezes trabalhaste muito bem, mas as condições também te limitaram. Sei que noutras condições, com outro terreno que poderás dar muito mais... Estarei atento

8 - Miguel Santos: Foste um dos juniores que jogou pelos seniores. Tens muito para dar e sei que ainda evoluirás mais.

9 - Diogo Portela: Estás completamente diferente daquele menino que eu conheci, eras um menino aplicado, lutador e com vontade de fazer cada vez melhor. Notei que este ano não começaste assim, não tinhas a vontade de jogar que eu conhecia e que sempre te distinguiu dos demais. Desapareceste, voltaste e ao inicio demonstraste estar diferente, mas aos poucos voltaste a ser o que eras. Espero que possas voltar a ser o Diogo Portela que joga com prazer, só dessa forma serás, novamente, um matador. Espero para ver...

10 - Barek: Grande Barek, desde sempre te admirei, desde sempre disse que um dias haverias de ser meu jogador. Tenho muito contentamento por isso ter acontecido. Agradeço a tua humildade, agradeço a tua maneira de encarar as coisas e de trabalhares sempre em prol de um grupo. Foste muito importante. Passaste por muita coisa este ano, mas cresceste como homem, assim como ajudaste todos aqueles que te rodearam a crescer. Obrigado filho, estamos juntos.

11 - Joãozinho: O jogador mais humilde que eu já encontrei, dos 20 anos que tenho de futebol. Trabalhaste sempre, estiveste sempre presente e ajudaste quando foi preciso, sempre com a mesma postura, sempre com a mesma cara e o mesmo respeito. Parabéns por isso e obrigado.

12 - Hugo Moura: Dos melhores guarda-redes que eu já vi, e olha que já vi muitos. Tiveste azar esta época, choraste muito devido às lesões, não pelas dores das mesmas, mas por não poderes ajudar a tua equipa, nessas altura chorei contigo porque sentia que tu não merecias. Mas hoje tiraste o gesso do pé, vais recuperar, vais voltar em grande e eu espero estar do teu lado para ver isso. Obrigado por tudo aquilo que deste, obrigado por nunca teres faltado a um treino mesmo lesionado, obrigado por me ajudares a ser hoje, mais treinador, do que era no inicio da época.

13 - Jorge Oliveira: Gosto de ti como gosto de um filho, mas no futebol não há misturas. Nunca baixaste o nivel e tu mesmo mantiveste a exigência alta. Por isso jogaste, por isso iras continuar a jogar seja onde for, por isso és o Incrivel... está tudo dito... é verídico.

14 - Leitão: Pela primeira vez treinei um jogador mais velho do que eu e foi uma experiencia fantastica. Um jogador com o teu passado e que me ajudou com muita humildade, com muito empenho, um jogador que nunca se baldou a um treino e que fez sempre aquilo que os miudos de 20 anos faziam. Muito bom. És um irmão para mim e espero que, se treinar, que te consiga convencer a fazer mais uma época.

15 - Pedro Morais: Foste daqueles que, mal soube que ia treinar seniores, eu me lembrei. Um dos jogadores mais regulares que eu conheço, raramente estás mal e só o estás para nos percebamos que também és humano... Vais longe no futebol.

16 - Berto: Capitão, amigo, mas de vez em quando para-te o relogio, terminaste a época como começaste, lá em cima e é assim que tu és grande. Tiveste uma lesão grave que te afastou dos campos durante três meses e isso notou-se na tua disposição e na tua forma de estar, mas sei que agora, totalmente recuperado, vais voltar, na próxima época a jogar ao teu nivel e a ajudar muito a equipa onde estiveres.

17 - Filipe Oliveira: Como tu há poucos, muito poucos, levas à risca o "até partir", nada te deita abaixo e isso faz de ti um grande jogador. És humilde, brincalhão, mas quando é para trabalhar, poucos há que te consigam acompanhar. Merecias outros voos e como és novo penso que o venhas a conseguir. És daqueles que eu gostava de ter sempre do meu lado...

19 - Pinto: Meu menino, o que me custou trazer-te para junto de mim! Tens muito talento, mas tens de tentar ser mais regular, fazer grandes jogos de forma consecutiva. Este ano voltaste a ser um polivalente e mostraste que a tua posição é, onde a equipa precisar, e ajudaste em todas as posições. Muito obrigado meu menino. Não me esqueço de ti.

20 - Cruz Ortega: Dos melhores tecnicamente, mas com um feitio, meu Deus, chavalo tens tudo para ser grande, mas não te percas por caminhos sinuosos e que te afastam daquilo que tu fazes melhor. Lembro-me de a tua mãe uma vez ter dito que a unica coisa que fazias bem era jogar futebol, porque nem uma lampada sabias mudar, nunca te vi a mudar lampadas, mas acho que ela tem razão, por isso aplica-te. Estou por perto para te ajudar.

21 - Luis Coentrão: O que dizer de ti? És grande, deste tudo e foi um prazer voltar a treinar... És um menino que eu adoro e um jogador que eu admiro... Não tenho mais palavras.

22 - Célio: Tiveste azar, apenas chegaste em dezembro e nas oportunidades que tiveste as coisas não te sairam da melhor maneira, mas deste sempre tudo e é isso que tenho de reter. Espero que o futuro te reserve bons projectos e que possas continuar a fazer algo que gostas muito.

23 - Pep Silva: Começou mal, endireitas-te e voltaste a mostrar o que eras. Simplesmente grande. Vais longe...

24 - Miguel Ângelo: E não é que subi de divisão com um puto de 17 anos na baliza! Estás de parabens por tudo aquilo que fizeste, tens uma educação acima da média e uma qualidade técnica ainda maior. Quero que vás longe, mas terás de sair. Espero poder ajudar-te.

25 - Jeremias: Tens tudo para ser um grande jogador, mas falta-te calma e cultura tactica, num clube onde tenhas tempo para aprender acredito que despontará um grande jogador. Força meu menino, quero que singres...

26 - Galiza: De um sentido de humor enorme, deixar a segunda nacional de futsal para vir para a 2ª distrital de futebol de 11 é só para quem tem um grande sentido de humor, mas ainda bem que o fizeste. Deste muito, mas acredito que ainda possas dar mais e espero poder cobrar.

27 - Reis: O mais insurreto que eu já vi. Podias ter feito mais jogos pelos seniores e poderias ter sido uma ajuda, real, assim olha ficaste-te por um jogo e uma subida de divisão no curriculo. Atina e vais longe.

30 - Barbosa: Grande homem, ajudaste-me a melhorar, o meu comportamento hoje está muito melhor a ti se deve. Foste o unico guarda-redes que partiu um dedo na quarta e no domingo está lá a trabalhar. Isso demonstra o teu caracter e o teu grau de loucura... Estamos juntos.

Para os meus adjuntos, Portela, Maruga e Sérgio, para os meus directores, Paulo Picarote e Oscar, obrigado por tudo, fizemos uma equipa imbativel.

Assim acaba uma excelente época, no fim digo que tenho a certeza que cumpri aquilo a que me comprometi. Tudo isto se deve a Deus e aos meus jogadores, eles são os responsaveis por este sucesso. Se tive a minha quota parte? Sim tive, mas sem eles não tinha tido sucesso.

Agora sigo de cabeça erguida e mantendo a fé em Deus.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2 - Analise



Os jogos da série 2 do Campeonato Distrital da 2º Divisão da A. F. Porto, terminou no passado dia 6 de Maio. Embora o Campeão já estivesse encontrado, ainda havia o interesse de saber quem seria a equipa que, garantiria, directamente a Subida de Divisão. No ultimo jogo o Progresso venceu o Sobreirense e assim garantiu a subida. Justa e merecida.

Em relação ao campeonato aqui fica a minha analise:

As equipas (por ordem na tabela classificativa)

VALADARES: O Valadares fez um campeonato, a todos os niveis, irreprensivel. Lider desde a primeira jornada, fez uma caminhada sem grandes sobressaltos e tendo apenas alguns acidentes de percurso, mas que não tiraram a equipa da rota do sucesso. Conquistaram a série a 3 jornadas do final, acabando com 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Foram também o melhor ataque e a melhor defesa da série. O sucesso deveu-se à qualidade e experiencia de todo o plantel, mais habituados a outras divisões, mas acima de tudo ao trabalho desenvolvido por toda a estrutura valadarense. Todos estão de parabens.

PROGRESSO: O Progresso garantiu na ultima jornada a subida de divisão, sendo que esse era o objectivo principal desta equipa. Numa época onde formaram uma equipa nova, onde, aos poucos, esta equipa foi crescendo e ficando mais madura, mostrando um futebol mais bonito.Estão de parabens pelo que fizeram, ainda para mais porque não tinha qualquer compensação financeira e porque posso falar com conhecimento de causa, tiveram de andar toda a época quase sozinhos. Mas atingiram o que lhes foi pedido e isso é algo que não tem valor.

GENS: O Gens terminou em terceiro, fruto de nas ultimas jornadas não terem aproveitado algumas coisas que aconteceram ao Sport Progresso. A meu ver a equipa do Gens era daquelas que tinha melhores valores individuais, jogadores com muita qualidade, um campo que, embora pelado, é excelente para se jogar futebol, mas não tinham um grande colectivo e isso notou-se na dificuldade que tiveram durante a época. Subiram na liguilha e estão de parabens por isso.

CRUZ: Temos de dar mérito a esta equipa que terminou o campeonato em 4º Lugar fazendo uma segunda volta irreprensivel. 

PEDROSO: Falhou o objectivo, mais uma vez e desta feita ficaram muito aquem daquilo que era previsivel.

BOAVISTA: Andaram durante muito tempo a ameaçar as equipas da frente, mas no momento das decisões não conseguiram manter-se. 

SP. CAMPO: Uma equipa complicada, capaz de fazer excelentes resultados e de alguns muito fracos.

SOLHÃES: Uma equipa muito regular em casa e mostrou que com mais trabalho que poderia chegar um pouco mais à frente.

MELRES: Mais uma boa equipa, notou-se que foram muito afectados pelas lesões e não conseguiram ficar um pouco mais à frente por esse motivo, mas também por algum trabalho que ficou aquem das expectativas. Foram durante muito tempo o tomba-gigantes...

RAMALDENSE: Equipa aguerrida, com excelentes valores. Com uma estrutura diferente, com outra vontade poderiam fazer muito melhor.

TORRÃO: O ano passado em ultimo, este ano em 11º. Muito bem.

MEDENSE: Começaram bem, andaram na frente e depois cairam. Para o ano poderão fazer melhor.

PASTELEIRA: Mais uma equipa que já foi uma referencia na distrital do Porto, neste momento estão longe do que podem. Divertem-se e isso é do melhor que pode haver.

DESP. PORTUGAL: Começaram bem, mas aos poucos foram caindo, demonstrando que o balneário é um  dos principais responsaveis do sucesso de uma equipa e quando existem alguns que não se dão em comunidade e querem ser mais do que os outros o insucesso persegue-os. Foi o que aconteceu com o Depor.

ABRAGONENSE: Uma equipa lutadora, mas pouco mais do que isso.

PAÇOS DE GAIOLO: Uma equipa que sabe receber, das melhores que encontramos em termos de humildade e companheirismo, estão de parabens por isso.

SOBREIRENSE: Uma equipa aguerrida, complicada, mas que joga por jogar e isso faz toda a diferença.

Termina aqui a época, para o ano há mais, não sei se para todos, mas aqueles que continuarem, muita força...

Um abraço a todos.

Milton Ribeiro

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sport Progresso 0 - 2 Amarante - Analise



Depois de uma semana complicada, devido à morte de um dos nossos adeptos, mais representativo, que desde já aproveito para mandar as condolencias à familia do Tininho, sendo este pai do meu jogador Barek, depois da direcção não ter falado connosco, depois de termos tomado a decisão de deixarmos o clube no final deste jogo, depois de uma semana onde apenas treinamos uma vez, por falta de roupeiro e de acesso à lavandaria, tenho de dizer que encaramos o jogo com muita seriedade e honestidade.

O Amarante entrou a ganhar, marcando logo aos dois minutos, numa falha nossa, bem aproveitada pela ofensiva Amarantina. Acusamos um pouco o golo e tivemos o nosso melhor periodo entre os 10 e os 30 minutos de jogo onde tivemos 3 oportunidades para igualar a contenda, mas não o conseguimos fazer e o jogo foi para o intervalo com vantagem para o Amarante, mas não sem antes o dianteiro da casa ter falhado uma excelente oportunidade em frente à minha baliza.

Notava-se que o Amarante estava muito mais confortavel em campo, praticando um futebol tranquilo e vistoso, jogando a toda a largura do terreno, mas sem criar grandes oportunidades de golo.

Na segunda parte não houveram grandes oportunidades de parte a parte, o jogo foi sempre muito disputado a meio campo. Sendo que o segundo golo surgiu aos 92 minutos, numa altura em que estavamos a jogar, apenas com três defesas e com quatro avançados.

A vitória é justa, o resultado um pouco dilatado, mas o Amarante mereceu pelo que fez.

Boa arbitragem.

Mais uma vez os nossos adeptos estiveram presentes em grande numero o que nos deixou muito contentes visto ser o jogo da despedida de muitos de nós. Só tenho a agradecer todo o apoio e carinho que nos deram.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Carta aberta a todos os Progressistas, amigos do Sport Progresso e dos Green Bull’s.



Serve a presente para transmitir a todos os Progressitas, amigos do Sport Progresso e dos Green Bull’s, assim como a todos os interessados que a minha ligação ao Sport Progresso termina no final do jogo do próximo sábado!

Tal decisão foi transmitida ao meu grupo de trabalho na terça-feira, dia 15 de Maio de 2012.

Muitos perguntar-se-ão quais os motivos para a minha saída depois de uma época repleta de sucessos, onde conquistamos o segundo lugar do campeonato, posição que nos deu a subida de divisão, onde fomos o segundo melhor ataque, a terceira melhor defesa, a segunda equipa com mais vitórias, a segunda equipa com menos derrotas, tudo isto conquistado com muito trabalho, com muito empenho, com muito respeito e dedicação pela instituição Sport Progresso. Tudo isto, feito por uma equipa, um grupo completamente novo. Que jogou todos os jogos sem qualquer contrapartida financeira, sem qualquer apoio monetário, ao contrario das equipas que ficaram, imediatamente, à nossa frente e atrás de nós. Um grupo de trabalho composto por 23 jogadores novos, juntando os seis que transitaram da época anterior, sendo que destes seis, apenas três terminaram a época, com uma equipa técnica nova no clube, com dois directores experientes e aos quais se deve, também, muito do sucesso alcançado.

Por estes motivos e de forma a não fazerem juízos de valor e de personalidade, sem saberem as verdadeiras razões, decidi escrever esta carta, onde colocarei tudo aquilo que se passou para que eu tomasse, em consciência, a decisão de deixar o comando técnico do Sport Progresso.

Não sou um “iluminado” do futebol, nem tão pouco quero que, ao lerem esta carta, olhem para mim como se fosse um “santo”, já que a realidade não é essa nem tão pouco pretendo passar essa ideia.

Sinto-me na obrigação de ser sério, sincero e directo com as pessoas que me apoiaram durante esta época, com aquelas que acompanham a minha carreira, assim como com aquelas que visitam este blog.

Antes de mais aproveito para dizer, a todos quantos lerem esta carta, que, respeito muito a instituição Sport Progresso, um clube com 103 anos de idade, com uma mística muito própria, mística essa que nem todos a sentem, mas que batem no peito dizendo que são progressitas, no entanto as suas acções demonstram que, apenas o são de boca e porque fica bem dizer.

Tomei a decisão de deixar o comando técnico do escalão senior do Sport Progresso porque não sou um treinador agarrado ao lugar, nem tão pouco seria capaz de treinar onde não me sinto valorizado e desejado pela direcção desse clube. Comecei a sentir, na recta final da época que talvez não fosse o treinador que a nova direcção tinha idealizado para a época 2012/2013, muito devido pelas conversas que ia ouvindo e pelas movimentações que ia vendo em torno dos elementos que, eu sabia, fariam parte da nova direcção. Contudo e tendo um compromisso com a direcção actual, mas acima de tudo com os meus jogadores e com os nossos adeptos, senti que deveríamos lutar até ao final pelo nosso objectivo. Objectivo esse que veio a ser concretizado! Se calhar para espanto de alguns e, nessa altura, as intenções tenham saído goradas.

Depois de conquistarmos a subida de divisão, ninguém da nova direcção veio falar connosco, dar-nos os parabéns por algo que tínhamos conquistado, ou melhor, deram, de forma circunstancial e num ambiente de festa, mas nada mais do que isso e ninguém se mostrou disponível para falar connosco e pelas conversas que tive com um elemento que transitou da anterior para a nova direcção, percebi que os mesmos não estavam com grande interesse em conversar e negociar. Mas aquilo que mais me custou, foi na assembleia que aconteceu na passada sexta-feira não nos terem dado a garantia que seriamos nós a continuar na próxima época, nem tão pouco demonstraram que tinham esse interesse. Apenas dizendo que conversaríamos o mais rapidamente possível para decidirmos o que fazer. A meu ver, com isto, aquilo que procuraram foi calar a pergunta dos sócios, não respondendo sequer, concretamente à questão. Sabendo também de fonte segura, que um dos directores da nova direcção seria um ex-jogador do clube, com que não contei por achar que não tinha capacidade para fazer parte de uma equipa que lutaria pela subida de divisão. O meu espanto, ou não, quando soube que este elemento tinha feito um ultimato para ficar na direcção, esse ultimato era, e passo a citar, “eu só fico se o treinador dos seniores for embora!”. Contudo, tendo a confirmação que os meus directores iriam reunir com a direcção eleita, para decidir o que fazer decidi esperar. Depois dessa reunião acontecer e sabendo alguns pormenores, ainda mais tive a certeza que as pessoas não estavam com interesse na minha continuidade. Foi indicado aos meus directores que teríamos de reunir na terça-feira, dia 15, sendo que a minha decisão foi tomada durante a noite de segunda-feira, porque senti que o melhor caminho seria mesmo a saída, visto que a direcção me estava a abrir a porta. Cheguei ao campo à hora marcada, mas qual não foi o meu espanto quando os meus directores, e quando falo os meus directores, estou a falar daqueles que trabalham directamente comigo, Sr. Paulo Picarote e Sr. Oscar Jesus, que a reunião já não iria ser levada a cabo e que apenas reuniriam comigo depois do jogo de sábado. Nesse momento, ainda mais tive a certeza que a minha decisão era a mais correcta. Alem disso percebi que o receio da direcção era que, falando comigo e, me transmitindo a minha não continuidade que a equipa se poderia recusar a ir ao jogo no sábado, mas aquilo que eu posso dizer é que mesmo depois de ter transmitido a minha decisão ao plantel e havendo, como é obvio, alguns jogadores que não se sentiam motivados para ir ao jogo, eu expliquei as razões pelas quais devíamos ir. O respeito pelo clube, pelos nossos adeptos e principalmente devido ao falecimento, na passada semana, do nosso adepto mais representativo, eram as nossas motivações para fazermos o ultimo jogo. Aqui mais uma vez fica demonstrado o caracter que esta equipa tem, a humildade que este grupo tem e sem duvida alguma que algumas pessoas naquele clube estão a anos-luz deste jogadores, equipa técnica e directores de escalão. Para cumulo chegamos para treinar e nem cestos tínhamos feitos, nem hipóteses tínhamos de aceder à lavandaria para treinar.

Por todos estes motivos, a minha decisão está tomada e é irreversível. Representarei o Sport Progresso até ao dia 19 de Maio de 2012, depois do jogo com o Amarante deixarei um lugar que ocupei com muita honra, com muito orgulho e felicidade, mas também com muito respeito, com muito empenho, com muito trabalho e  com muita humildade.

Acredito que tenha feito a vontade a algumas pessoas, assim como acredito que muitas pessoas ficarão tristes por eu sair do clube, mas não podia ir contra os meus ideais, não poderia permitir que me gozassem e que me fizessem sentir indesejado, num clube onde trabalhei de borla, ou melhor, para ser sincero, recebi no ultimo mês 100 €, pelo facto de me encontrar desempregado e de ter algumas dificuldades para ir para os treinos, mas nada mais do que isso. Onde montei uma equipa a custo zero, uma equipa jovem, com qualidade e com garantias de continuidade, mas pelos vistos não é a continuidade do sucesso que a direcção que tomou posse na sexta-feira passada queria fazer.

Quero desejar as maiores felicidades para aqueles que continuarem no clube, desejar que possam engrandecer o clube e pedir que não deixem acabar um clube que têm mais de 100 anos de historia e que tem de ser gerido como um clube de futebol e não como um banco.

Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que estiveram sempre do nosso lado, à FORÇA VERDE que nos acompanhou em todos os jogos, aos verdadeiros adeptos que acreditaram em nós e nos fizeram responsabilizar por um compromisso que assumimos, a todos aqueles que não acreditaram e que apenas sabiam e sabem dizer mal, aos meus directores pelo excelente trabalho que fizeram, para todos os meus jogadores que são os principais responsáveis por este sucesso, à minha equipa técnica e ao nosso massagista e acima de tudo a Deus por me permitir ter discernimento para encarar as decisões e por ter tomado as decisões certas.

Podem dizer o que quiserem, mas obrigatoriamente tenho de dizer que saio de cabeça erguida, com o dever cumprido, montei um plantel de 29 jogadores sem receber qualquer tipo de compensação monetária, destes 29, 26 terminaram a época, utilizei 3 juniores em jogos oficiais e os resultados dão-me razão. Por isso, digam o que quiserem, apontem o dedo a coisas que não têm qualquer valor quando colocadas na balança. Eu só tenho a dizer que, na primeira época que treinei seniores, subi uma das equipas mais antigas e mais laureadas da A. F. Porto e por estes motivos só tenho de me sentir feliz por tudo aquilo que fiz esta época.

Sou um treinador ambicioso, sei o quanto trabalho para poder melhorar todos os dias, sei que hoje sou mais treinador do que era no inicio da época, assim como tenho tentado moldar e abolir alguns erros que cometia no banco de suplentes. Quero com isto dizer que sei aprender com os erros e é dessa forma que quero evoluir para continuar a fazer algo que amo que é treinar futebol. Não penso que tenha de ser “lambe-botas” para  poder continuar a treinar. O que posso garantir é que vou continuar a trabalhar para melhorar e esperar que surja algum convite que seja interessante, quer em termos de objectivo, quer em termos de condições. Estou disponível para ouvir propostas e deixo o meu futuro nas mãos de Deus porque sei que o meu futuro a Ele pertence e nunca me deixou ficar mal.

Agradeço a leitura desta carta e deixo ao vosso critério as conclusões sobre aquilo que escrevi.

Muitas felicidades e que Deus vos abençoe a todos.

Milton Ribeiro
Treinador de Futebol

domingo, 13 de maio de 2012

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sport Progresso 5 - 1 Sobreirense - Analise


No passado domingo disputamos a ultima jornada da fase regular do nosso campeonato. Num jogo onde nos colocava frente a frente com o ultimo classificado, num jogo onde, em caso de vitória, nos daria a subida de divisão.




Entramos em campo cientes das dificuldades que iríamos encontrar, independentemente de jogarmos contra o ultimo classificado, não podíamos facilitar.


Entramos praticamente a vencer, mas depois permitimos que o adversário se acercasse da nossa baliza e, embora sem grande perigo, acabaram por chegar ao golo num lance já perto do intervalo. 






Numa bola parada em que a trajectória da bola traiu o meu guarda-redes.







Na segunda parte voltamos a querer mandar no jogo e ai sim, não permitimos mais que o adversário chegasse próximo da nossa baliza. Mas é certo que os lances de perigo que íamos criando acabavam por não ter a direcção certa, muito por culpa da "pressa" no momento de decidir.




Aos 67', Tiago Pinto, acabado de entrar, deu o melhor seguimento a uma jogada de ataque e colocou a minha equipa em vantagem. 








A partir daqui as coisas tornaram-se mais fáceis e conseguimos um resultado dilatado que não sofre qualquer contestação.






A equipa do Sobreirense está de parabéns pela forma como se bateu e pela forma como no fim souberam dar o mérito à minha equipa.

No final a festa foi total, tínhamos atingido o objectivo da época, em frente aos nossos adeptos que sempre nos ajudaram. Sendo que o momento menos feliz foi o facto de Tininho, um dos nossos mais fervorosos adeptos não poder estar connosco, devido a um problema, grave, de saúde. Problema que ainda hoje o obriga a estar internado em situação critica. 






Amigo Tininho todos os Green Bull's o esperam, força e animo, estamos juntos.








Muito obrigado a todos.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

2ª Div. Distrital - 34ª Jornada - Analise


No passado domingo realizou-se a ultima jornada do nosso campeonato. Numa jornada onde se decidia quem acompanhava o Valadares na subida de divisão, assim como a definição de algumas posições na tabela classificativa.

Os Jogos:

PEDROSO 5 - 1 ABRAGONENSE: O Pedroso fez o que lhe competia e não deixou os seus créditos por mãos alheias. Venceu, sem apelo nem agravo, uma formação de Abragão que não jogava, por nada mais do que a honra. 

SOALHÃES 5 - 0 GENS: O Gens sabia que tinha de ganhar e esperar que o Progresso não vencesse, para poderem subir de divisão... tal não aconteceu e, não só não ganharam, como foram goleados pela equipa do Soalhães. Sem grandes explicações, fico por aqui no comentário.

SP. CAMPO 3 - 1 MELRES: Mais uma vitória do Sp. Campo, uma equipa sempre complicada quando jogava em sua casa, demonstraram que com outra organização, poderiam ter feito um pouco mais.

MEDENSE 3 - 3 VALADARES: O Medense aproveitou o clima de festa e as mexidas nos campeões para empatarem. Temos de considerar que foi um bom resultado, independentemente de já nada mudar na tabela classificativa.

BOAVISTA 2 - 2 RAMALDENSE: Um empate que não permitiu que o Boavista mantivesse a 5ª posição. Já o Ramaldense manteve o 10º lugar.

CRUZ 2 - 2 TORRÃO: Surpreende a recta final do Cruz, mas acontece. Já o Torrão fez a melhor classificação da ultima década.

DESP. PORTUGAL 0 - 1 PASTELEIRA: E o Pasteleira voltou a fazer das suas. 

O campeonato acabou, nos próximos dias colocarei aqui a analise do campeonato.

Para todos boas férias e votos que para o ano possam continuar a competir.

Milton Ribeiro


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sport Progresso X Sobreirense - Antevisão


No próximo domingo, recebemos o Sobreirense, no jogo que encerra a fase regular do nosso campeonato.

Um jogo onde temos, obrigatoriamente de vencer, por tudo aquilo que isso possa implicar. Esperamos que tudo corra de forma normal, que possamos, assim como o Sobreirense, fazermos o nosso trabalho e que sejamos competentes para garantirmos a vitória.

Não podemos pensar de outra forma.

Peço a todos os nossos sócios, adeptos e simpatizantes que se possam deslocar ao nosso campo, para nos apoiar e ajudar a ultrapassar esta batalha.

É mais um degrau que queremos subir e por esse motivo tudo faremos para o conseguir.

Penso que não teremos connosco, por motivos de saúde, um dos nossos mais fieis adeptos, mas sabemos que o seu coração está connosco e por esse motivo teremos mais uma responsabilidade acrescida para vencermos este jogo e dar esta vitória ao Tininho. A equipa deseja que voltes rápido amigo. Que Deus te abençoe.


quinta-feira, 3 de maio de 2012

2ª Div. Distrital - 34ª Jornada - Antevisão


Ai está a ultima jornada do nosso campeonato. Um campeonato bem disputado, onde aconteceram muitas surpresas e algumas confirmações, mas esta analise deixarei para um artigo posterior. Hoje farei a antevisão desta jornada.

Os Jogos:

PEDROSO X ABRAGONENSE: O Pedroso termina a época em casa, num jogo que está perfeitamente ao seu alcance. Os homens de Seminário querem despedir-se deste campeonato com uma vitória em frente aos seus adeptos. Penso que o conseguirão.

SOALHÃES X GENS: Um jogo disputado, ou pelo menos assim esperamos que seja, sem intromissões e apenas com duas equipas a darem nas vistas e a fazerem de tudo para ganhar. Que ganhe o melhor, sendo que, apenas assim, o futebol e a verdade desportiva sairão vencedores.

SP. CAMPO X MELRES: Jogo que ainda pode influir na tabela classificativa. O Sp. Campo voltou ás vitórias na ultima jornada e vai tentar acabar o campeonato como começou, ou seja a ganhar, já o Melres quer também vencer e assim tentar subir mais um degrau na tabela. Duas equipas bem organizadas, com dois bons grupos de trabalho, perspectiva-se um bom jogo.

MEDENSE X VALADARES: Mais um jogo de festa para a equipa de Paulo Alexandre, sendo que, quase de certeza, utilizará este jogo para dar a oportunidade a jogadores menos utilizados. O Medense poderá utilizar isso para surpreender os visitantes, contudo penso que a vitória seguirá para Gaia.

BOAVISTA X RAMALDENSE: Derby, não pela historia de ambos os clubes, mas sim pela proximidade geográfica. O Ramaldense fará de tudo para tentar vencer. O Boavista tem feito um final de época um pouco abaixo daquilo que nos habitou, mas não me parece que queira deixar passar a oportunidade de vencer em casa no ultimo jogo da época.

CRUZ X TORRÃO: O Cruz foi surpreendido pelo Pasteleira na ultima jornada, num jogo em que, pelo que sei, o seu treinador decidiu premiar os atletas menos utilizados e dar-lhes minutos, mas agora, no ultimo jogo, não me parece que isso vá acontecer e acredito que com todos os seus jogadores disponíveis, a equipa da casa tem mais argumentos para vencer. A equipa do Torrão tentará fazer de tudo para surpreender.

DESP. PORTUGAL X PASTELEIRA: Duas equipas separadas por três pontos. Ambas querem vencer e tudo farão para que isso aconteça. A equipa do Pasteleira venceu na passada jornada, mas o factor casa poderá ser preponderante. 

Estamos no fim, mas antes disso ainda se disputam estes jogos. Que sejam bons jogos, que ninguém se magoe e que vençam aquelas que neste jogo, forem as melhores equipas.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Valadares 3 - 0 Sport Progresso - Analise


No passado domingo desloca-mo-nos ao Complexo Desportivo de Valadares para defrontar a equipa local. Num jogo que era de festa para os homens da casa, já que tinham conquistado a série na jornada anterior, mas, para nós era um jogo importante para conseguirmos continuar na luta pelo nosso compromisso.

Entramos em campo com uma estratégia montada, tentando controlar os espaços e jogando em organização defensiva, para podermos aproveitar os erros do adversário, mas aos 10 minutos de jogo sofremos um golo num lance de bola parada o que desmontou a estratégia que tínhamos montado.

Optei por manter o bloco baixo e a fazer uma pressão na segunda fase de construção da equipa do Valadares, mas as coisas não estavam a sair como pretendíamos, pois as transições não estavam a acontecer e embora ganhando a primeira bola, acabávamos por perder a segunda e ai tornou-se complicado conseguir dar uma réplica que estivesse à altura do jogo. Contudo o Valadares apenas criou mais um lance de perigo na primeira parte, ao qual o meu guarda-redes opôs com qualidade.

Na segunda parte, mudando o sistema táctico, tentamos surpreender o adversário, nos primeiros cinco minutos tivemos duas oportunidades, uma delas enviando uma bola à barra, mas aos 50 minutos o Valadares aumentou a vantagem, num lance, quase inofensivo, mas bem aproveitado por Stuart, depois disto a minha equipa desorientou-se e permitiu que seis minutos depois o Valadares aumentasse a vantagem e deitasse por terra, qualquer hipótese de recuperação.

Até ao final assistiu-se a um jogo estabalhoado da nossa parte, sem grandes motivos de interesse, com a equipa do Valadares a controlar o jogo a seu belo prazer. 

Senti que os meus jogadores desmotivaram, muito por tudo aquilo que nos aconteceu nesta semana e por teremos a noção que, com este resultado, podíamos ficar arredados do nosso objectivo.

O jogo terminou com a vitória, justa, do Valadares por três golos sem resposta. Estivemos muito abaixo daquilo que podíamos e devíamos ter feito, mas tenho de entender.

Já muitas vezes critiquei, com razão, a arbitragem, assim como já dei valor àquelas que o tiveram, por isso não posso deixar de dizer que a arbitragem desta semana foi, a todos os níveis, fenomenal. Um critério igual para ambas as equipas, sem grandes protagonismos, com uma capacidade de gerir o jogo de uma qualidade que até parecia fácil. Por isso tenho de dar os parabéns a esta equipa de arbitragem porque com o seu trabalho apenas engrandeceram o futebol.

A equipa do Valadares está de parabéns por tudo aquilo que fez durante a época, foram uns justos vencedores, andaram desde a primeira jornada na primeira posição e assim será até ao final. As suas gentes encheram dois terços da bancada e fizeram uma festa ordeira e bonita. O seu presidente está de parabéns pela maneira que nos recebeu e pela forma como fez com que uma equipa que na época passada tinha descido de divisão, com grandes dificuldades financeiras, se reabilitasse e um ano depois voltasse para a primeira divisão. Tenho de dar o braço a torcer e dizer que o treinador Paulo Alexandre, juntamente com os seus adjuntos e staff directivo fizeram uma excelente trabalho e são vencedores a todos os níveis.

No final do jogo veio uma excelente noticia, a equipa que vai em terceiro lugar tinha empatado e assim poderíamos continuar a lutar por algo que ambicionamos desde o inicio. Tenho de dizer que, pela minha crença, Deus foi fiel e deu-nos mais uma oportunidade. Ficamos contente e tudo faremos para a agarrar.

Por fim, mas não menos importante, tenho de dar os parabéns a todos os nossos sócios, adeptos e simpatizantes que se deslocaram a Valadares para nos apoiar, que encheram um terço da bancada, que cantaram e puxaram por nós e que nos deram apoio suficiente para que vence-se-mos o jogo, não conseguimos, mas garanto que no próximo jogo tudo faremos para que as coisas sejam diferentes. Assim Deus permita.

Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...