sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sport Progresso X Abragonense - Antevisão

No próximo domingo recebemos, pelas 15 horas a nossa congénere do Abragonense em jogo a contar para a 3ª Jornada do Campeonato.

Depois da derrota na passada jornada, queremos voltar rapidamente às vitórias. 

Jogamos em casa, perante o nosso publico, perante os nossos adeptos e tudo faremos para corresponder ao apoio deles.

Muito se poderia falar sobre as formas de ganhar um jogo, no entanto eu penso que a mais importante é a atitude com que encaramos o jogo em si. Não será um jogo fácil, mas teremos de ser nós a transforma-lo. Teremos de assumir o jogo desde o inicio, procurado o resultado o mais rapidamente possível. 

A equipa de Abragão não virá para arriscar, jogará fechada, compacta, tentando aplicar contra-ataques na tentativa de nos surpreender. Sabemos também que são uma equipa aguerrida e que disputa cada lance para ganhar.

Sabemos como a equipa adversária joga, sabemos como se comporta, mas a minha experiência diz-me que de nada adianta se não soubermos encarar o jogo com vontade, com raça, com querer e com crer. Temos de ser nós a colocar em campo aquilo que treinamos, se treinamos bem, temos de jogar bem, não podemos dar desculpas e não as daremos, iremos fazer tudo para ganhar, como é óbvio podemos não o conseguir, mas de uma coisa eu tenho a certeza, sairemos de campo de cabeça erguida com a noção que demos tudo.

Desde já agradecemos a presença de todos os nossos sócios, adeptos e simpatizantes, é importante encherem o Queirós Sobrinho, para que a equipa tenha ainda mais responsabilidade e que saiba que aquilo que esperam de nós é, nada mais nada menos, que o máximo. 

Será isso que os meus jogadores darão. O máximo.

"À NOSSA UNIÃO, À NOSSA VITÓRIA, PROGRESSO, PROGRESSO, PROGRESSO"

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Agenda para o fim de semana de 1 e 2 de Outubro

Desde já agradecemos a presença de todos os socios, adeptos e simpatizantes que nos possam acompanhar nestes jogos. 

A vossa presença é muito importante.

Antevisão da 3ª Jornada - 2ª Div. Distrital - S 2

No próximo domingo, pelas 15 horas, disputa-se a 3ª jornada do nosso campeonato. Uma jornada onde teremos jogos de grande interesse. Vejamos.

Os Jogos:

SP. CAMPO X PEDROSO: O Campo está na frente do campeonato, contando por vitórias os jogos já realizados. Em casa dificilmente serão surpreendidos, no entanto não jogam contra um adversário qualquer. Por isso a tarefa será bem mais difícil. O Pedroso aposta tudo nesta época para conseguir a subida de divisão que lhes foge há algumas épocas, manteve a maior parte do plantel e também o seu treinador, profundo conhecedor desta divisão. O jogo vai ser muito disputado, com duas equipas a darem tudo por tudo para vencer. É sem duvida um jogo de tripla. O Campo se souber aproveitar o factor casa poderá sair vencedor, já o Pedroso penso que tenha melhores argumentos técnicos para levar de vencida esta partida. A ver vamos.

MEDENSE X GENS: O Medense é outra das equipas que conta por vitórias os jogos disputados, no entanto penso que este será o seu primeiro grande teste. Pelo que vi do Gens é uma equipa agressiva, forte no contacto físico, com vontade de continua a vencer, depois de o ter feito na passada jornada. Será um jogo muito renhido, mas acredito que a equipa do Gens poderá vencer.

BOAVISTA X MELRES: Será desta que os axadrezados se estreiam a vencer? Sinceramente, e que me perdoem os homens de Melres, penso que sim. Depois de dois arranques falhados, as hostes boavisteiras devem estar de sobreaviso. O jogo não será fácil, até porque, o facto de jogar no Bessa é sem duvida um factor de motivação adjacente. Acredito que os da casa vencerão, agora, não subestimem o adversário, porque se o fizerem poderão ter mais um amargo de boca.

CRUZ X SOBREIRENSE: O Cruz, em casa costuma, ser muito forte, acho que a derrota, volumosa, da passada jornada não afectou os homens do Outeiro, penso até que os possa ter espicaçado ainda mais. Já o Sobreirense empatou com o Boavista e isso também lhes deve ter dado força. Por esse motivo espero um jogo muito combativo, com duas equipas a lutarem imenso para conseguirem os três pontos. Acredito numa vitória dos da casa, mas uma vitória dos forasteiros também não me surpreenderá, posto isto, quem sabe, talvez o resultado seja um empate.

PAÇOS DE GAIOLO X RAMALDENSE: O Paços de Gaiolo foi goleado na Lavandeira, o Ramaldense perdeu em casa com o Desportivo de Portugal. Um jogo de tripla.

PASTELEIRA X TORRÃO: O Torrão parte motivado, já o Pasteleira descansou na passada jornada, talvez tenham aproveitado para trabalhar sobre alguns erros que possam ter cometido e que venham com a lição estudada para vencer o jogo. O Torrão terá de mostra nesta semana que a vitória da passada jornada não foi obra do acaso e terá de entrar em campo para ganhar. Mais um jogo de tripla, onde a indefinição do resultado durará até ao final.

DESP. PORTUGAL X VALADARES: O jogo grande da jornada, duas equipas empatadas em primeiro lugar, cada uma com 6 pontos. O Valadares tem mais qualidade, mas o Desportivo de Portugal tem experiência e joga no seu campo, onde as dimensões reduzidas do mesmo serão um desafio para os comandados de Paulo Alexandre. Contudo e visto serem os principais candidatos, os gaienses, terão de entrar em campo apenas com um objectivo. Como é óbvio do outro lado estará uma equipa motivada, centrada num objectivo. vencer. É daqueles jogos que eu gostava de estar presente. Vai ser um grande jogo... Contudo acho que os homens de que vêem de Valadares vencerão o jogo. A ver vamos. 

SPORT PROGRESSO X ABRAGONENSE: Amanhã farei a antevisão deste jogo.

Boa sorte a todos, esperemos que os artistas sejam aqueles que realmente têm de dar nas vistas, ou seja, os jogadores. A todos nós compete-nos facilitar a vida às equipas de arbitragem e permitir-lhes trabalhar com calma e serenidade para poderem analisar e ajuizar em consciência.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Gens S. C. 2 - 1 Sport Progresso - Analise

No passado domingo, desloca-mo-nos ao terreno do Gens S. C., em jogo a contar para a segunda jornada do campeonato.

Peço desculpa por não colocar, aqui, a constituição das equipas, tempos de jogo e disciplina, mas devido aos acontecimentos do próprio jogo, não nos foi possível registar, com exactidão todos estes valores. Assim sendo, apresento, mais uma vez as minhas sinceras desculpas.

Quanto ao jogo em si, queria dizer que foi um mau jogo de futebol devido às três, fracas, equipas que se apresentaram no terreno de jogo.

Espero que todo entendam que esta é uma analise efectuada pelo treinador (eu) de uma das equipas, logo a mesma pode ser tendenciosa, no entanto e aqueles que me conhecem sabem que eu tento ser o mais isento possível nestas situações. Aproveito para dizer que, com isto não quero desculpar ou acusar ninguém seja pelo que for, mas o respeito pelos leitores deste blog, obriga-me a expor, aqui, a minha visão dos acontecimentos, a exemplo do que faço em todos os jogos.

Sabíamos que o jogo com o Gens seria complicado, um jogo, num terreno onde a assistência costuma ser deveras conflituosa, onde tudo lhes serve para insultar e intimidar as equipas adversárias, assim como as equipas de arbitragem, alem disso o valor desta equipa deveria ser superior ao da equipa que defrontamos na primeira jornada. No entanto apenas o primeiro factor se veio a comprovar, uma vez que não achei que a equipa da casa fosse uma EQUIPA na verdadeira acepção da palavra, é uma equipa onde pontificam jogadores de grande qualidade técnica, possantes, com passagens (na formação) por equipas de qualidade da zona de Gondomar, entre eles Santos e Luis. No entanto, não se comportam como equipa, jogam só em pontapé para a frente, à espera que Santos resolva e certo é que se contam pelos dedos os jogos em que este, bom, avançado não faz golos.

Durante toda a semana os meus jogadores forma sendo avisados para as situações, passiveis, de acontecer neste jogo, todos sabiam que não podíamos chegar a este jogo com a ideia que seria fácil e que bastaria o mister dizer para podermos ganhar o jogo, no entanto aquilo que se veio a verificar foi exactamente o contrário. Entramos em campo apáticos, com uma falta de atitude gritante, com a equipa completamente perdida e com os sectores desligados, permitimos ao Gens pegar no jogo, se de pontapé para a frente ou não, o certo é que o Gens, em 10 minutos, esteve perto de marcar por três vezes! Logo na altura percebi que algo não estava bem, tivemos de mudar a equipa aos 16 minutos, depois aos 36 e mesmo assim a equipa não acertava. É certo que a equipa da casa também não conseguia marcar, assistíamos a um jogo feio, mal comandado pela equipa de arbitragem, sinceramente a mais fraca que já encontrei em toda a minha vida desportiva, com duas equipas onde os seus jogadores se preocupavam mais em tentar acertar no adversário do que em ganhar a bola para poderem construir. Sinceramente, muito mau, muito fraco.

Ambas as equipas tinham razão de queixa da equipa de arbitragem, ambas podiam-se queixar de decisões erradas, mas acima de tudo, ambas tinham de se queixar de si próprias já que o futebol que praticavam ficava aquém do esperado para duas equipas que se assumem como candidatas à subida de divisão.

A acabar a primeira parte o arbitro mostrou amarelo a um jogador do Gens, jogador esse que por sinal já tinha um, o arbitro entendeu que o jogador simulou a falta para grande penalidade, sinceramente também me pareceu, no entanto este jogador pagou aquilo que um colega dele tinha feito por duas vezes e acabou expulso. Esta situação foi o que de pior nos podia ter acontecido, já que logo a seguir veio o intervalo e a pressão dos dirigentes do Gens sobre o arbitro intensificou-se, alias, ouvi algo que nunca tinha ouvido, quando alguém (de dentro do jogo) pergunta ao arbitro "alguma vez saiu dum campo no jipe da policia? então prepare-se que vai ser hoje!". Fiquei burro, inclusive disse ao arbitro, se fosse eu, esse senhor já nem vinha para a segunda parte, pior do que o que foi dito foi a resposta do arbitro, dizendo que se estivesse a ligar a tudo o que lhe dizem!!!! Mas o que é isto, onde é que nós estamos, eu já fui expulso do banco por respirar e depois de ouvir uma ameaça destas o arbitro fica impávido, não posso dizer sereno, porque já se notava que estava com medo, muito medo.

Na segunda parte veio o pior, a todos os níveis. Marcamos logo no segundo minuto após o reatamento, o adversário empatou, passados dois minutos, a seguir vimos um jogo de parada e resposta, mas os nossos lances eram sempre parados pela equipa de arbitragem. A seguir transformam um lance normal, fora da área, numa falta para grande penalidade e ai percebi que não podíamos ganhar o jogo, que tudo tinha "descambado" e que se não tivesse-mos cuidado que ainda iríamos sair mais prejudicados.

Continuamos a jogar, mas a jogar mal, no entanto conseguimos levar o adversário para o seu campo, mas os nossos lances iam sendo, cirurgicamente cortados pela equipa de arbitragem, duas situações flagrantes, um atraso de um defensor gondomarense para o seu guarda-redes, o meu jogador corre e antecipa-se ao guardião adversário e é-lhe marcado fora de jogo!!!!!!! Como?!?!?!? A seguir, um jogador meu consegue passar o defesa, faz um passe atrasado (entenda-se para trás) e o que acontece????? Exactamente, fora de jogo! Foi o cumulo, depois ainda houve a expulsão de um dos meus jogadores por acumulação, num canto, salta com o guarda-redes, falta entende o arbitro, pressionado pela equipa adversária expulsa o meu jogador. Para cumulo a expulsão do meu guarda-redes, num lance em que deveria ser assinalado fora de jogo, já que o jogador está adiantado cerca de três metros da minha linha defensiva, no entanto beneficiou do facto do arbitro assistente que acompanhava o ataque da casa, estar atrasado cerca de 20 metros!!!! Diz ele que estava em linha, pois estava, mas com o meu guarda-redes, o meu jogador travou o adversário em falta e foi expulso, se não houvesse o fora de jogo era justissima a expulsão, mas assim ela não devia ter acontecido. O jogo terminava 5 minutos depois com a vitória para a equipa da casa.

De referir que ainda enviamos uma bola à barra e mesmo no final o meu avançado isola-se e é abalroado, por uma entrada a pés juntos, do guardião da casa e mais uma vez o arbitro nada assinalou.

Foi de rir, posso dizer que nunca vi nada igual, no entanto não quero desculpar a derrota com a actuação da equipa de arbitragem, faltou-nos atitude, atitude essa que não pode faltar nunca, tenho a noção que não vamos ganhar sempre, até porque não depende de nós, mas depende de nós sair de campo com a cabeça erguida, tendo a noção que tudo fizemos para vencer. Isso não aconteceu.

No decorrer da segunda parte aconteceram cenas lamentáveis nas bancadas, pancadaria, selvajaria, pessoas a serem agredidas por um monte de enegrumenos que nada mais têm a fazer do que se preocupar em ir ao domingo ver futebol esperando que exista alguma faisca que despolete o soltar de frustrações de alguns. Pessoas a cair das bancadas, sujeitas a caírem mal e ficarem com a vida desgraçada, quer aqueles que caíram, quer aqueles que fizeram cair. Aqui ninguém está livre da critica, penso que todos nós que andamos no futebol temos de perceber que há vida alem daqueles noventa minutos. Depois fui insultado como tendo sido eu o causador de tal barbárie quando eu nem sequer do banco sai. Enfim...

Quero dizer uma coisa, que me desculpem as pessoas do Cerco do Porto, bairro onde eu nasci e fui criado, mas na época passada tantos comentários depreciativos eu li em relação à equipa do F. C. Cerco do Porto, da atitude dos seus adeptos, mas sinceramente aquilo que eu vi no domingo, não foi nada diferente daquilo que eu li na época passada, as pessoas de Gens, que não são do Cerco, intimidaram, ameaçaram e tudo fizeram para que as pessoas que são de fora se sentissem amedrontadas no seu campo. Leva-me a pensar que afinal não é preciso ser de bairro para se ser violento e que afinal as gentes do Cerco não são tão diferentes assim. É caso para a AFP tomar medidas e perceber se é este o futebol que querem nas suas competições.

Mais uma vez refiro que não quis julgar ninguém, apenas expressar a minha opinião em relação ao que aconteceu, sei que muitos dirão que não foi assim, mas haverão muitos mais que confirmarão a minha versão.

O que fica para a historia é o resultado e esse ditou uma vitória do Gens por duas bolas a uma.

A nós resta-nos trabalhar para que situações como as que se viram neste jogo não voltem a acontecer, percebendo que, ainda vamos encontrar muitos campos como o do Gens e que apenas nos temos de preocupar com aquilo que lá fomos fazer, jogar futebol.

Dizer, também, que não acho que o arbitro tenha errado com o objectivo de nos prejudicar, mas sim com o objectivo de se proteger. No entanto, não posso deixar de dizer que, situações destas de certo vão acontecer mais vezes e o arbitro tem de estar preparado para elas, com a atitude que teve tem de pensar bem no que quer fazer no futuro. Num ambiente daqueles não era fácil apitar, mas lembrem-se que em campo estão jogadores que durante a semana andaram a "comer" pó para poderem jogar e, falando pela minha equipa, nada ganham para o fazer, a não ser o gosto pela modalidade.

Agradeço, com um MUITO OBRIGADO, a todos os Progressitas que connosco estiveram, posso dizer que eram cerca de 50! Estiveram do nosso lado, tentaram apoiar-nos e não mereciam terem sido tratados da maneira que foram. Peço que não desistam e que no próximo jogo estejam connosco para que possamos continuar na perseguição do nosso objectivo. 

Uma coisa eu posso garantir, nenhum jogador meu, mas nenhum mesmo, voltará a encarar o jogo como foi este encarado.

Degrau a degrau, na senda do objectivo.

2ª Div. Distrital - 2ª Jornada - Analise

Realizou-se no passado domingo a 2ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2.

Uma jornada com resultados volumosos.

Os Jogos:

PEDROSO 5 - 1 SOALHÃES: Como seria de esperar, a equipa do Pedroso não deixou os seus créditos por mãos alheias e entrou no campeonato com uma goelada. Num jogo teoricamente fácil, mas que a equipa de Gaia não enjeitou a oportunidade de mostrar qual o objectivo e de que forma o querem atingir. A equipa de Soalhães foi pequena para a grandeza do Pedroso.

ABRAGONENSE 1 - 2 SP. CAMPO: Mais uma vitória da equipa de Valongo, vitória essa que já não é surpreendente, aliás como eu tinha dito na antevisão. Serão uma equipa a ter em conta. De referir que a equipa de Abragão será uma equipa incomoda e em casa serão muito difíceis de bater.

MELRES 1 - 2 MEDENSE: O Medense voltou a vencer, desta feita na casa de um "rival", têm seis pontos nas duas jornadas disputadas o que demonstra a qualidade desta equipa. Acredito que a equipa do Melres conseguirá dar a volta, visto não ser uma equipa tão fraca como os resultados aparentam.

SOBREIRENSE 2 - 2 BOAVISTA: A equipa do Bessa ainda não conseguiu vencer, no entanto os jogos em  Sobreira nunca serão fáceis para nenhuma equipa. 

VALADARES 6 - 0 CRUZ: Uma goleada do mais forte candidato desta série. Os expressivos seis golos sem resposta, não deixam margem para duvidas. Nem tão pouco nos permitem grandes comentários. É sem duvida a equipa mais forte da série.

RAMALDENSE 0 - 2 DESP. PORTUGAL: O Desportivo, voltou a vencer, o que demonstra que a vitória da primeira jornada não foi por acaso. A ver vamos se continuarão esta senda.

TORRÃO 5 - 2 PAÇOS DE GAIOLO: Grande vitória do Torrão a demonstrar que se entrarem para ganhar podem ser felizes. Penso que foi isso que aconteceu. É assim que têm de continuar.

Uma jornada onde foram marcados muitos golos, onde se assistiram às primeiras goleadas da época. Está demonstrado que este campeonato será muito disputado e que ainda muita coisa acontecerá.

Parabens aos vencedores e força para os vencidos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Agenda Fim de Semana Desportivo 24 e 25/09/2011





Gens S. C. X Sport Progresso - Antevisão

No próximo domingo, pelas 15 horas, desloca-mo-nos ao, sempre, difícil terreno do Gens S. C., em jogo a contar para a segunda jornada do campeonato.

Depois de conseguirmos a vitória na primeira jornada, partimos para este jogo com a sensação que temos de trabalhar mais para conseguir trazer os três pontos em disputa. Tal situação deve-se a diversos factores, um deles o factor casa que beneficia os gondomarenses, o outro o facto da equipa do Gens ter perdido na primeira jornada, sendo uma equipa que se assume como candidata à subida não quererá atrasar-se mais, embora saibamos que ainda estamos no inicio do campeonato e que ainda muitos pontos se encontram em disputa.

Sabemos o que queremos e o que temos de fazer para conseguir vencer a partida, esperamos ter todos os jogadores na máxima força e estamos a trabalhar concentrados apenas num objectivo. 

Não escondemos o que queremos e para o atingirmos temos de vencer já no domingo.

O degrau está lá e tudo faremos para o subir.

Espero o máximo de apoio de todos os sócios, adeptos e simpatizantes que possam estar connosco nesta difícil deslocação até Gens.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Antevisão da 2ª Jornada - 2ª Div. Distrital - S 2

No próximo domingo, pelas 16 horas, disputam-se os jogos referentes à 2ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2.

Os Jogos:

PEDROSO X SOALHÃES: O Pedroso entra em acção, sendo uma das equipas que, tem como objectivo, a subida de divisão, terão de entrar a ganhar, ou pelo menos, será isso que pretenderão. Penso que não terão dificuldades em vencer a equipa do Soalhães. A equipa de Gaia tem mais experiência, joga num, belo, estádio, que lhes permite jogar bom futebol. Jogam, portanto, na sua "casa". Os 3 pontos ficarão no "Jorge Sampaio"

ABRAGONENSE X SP. CAMPO: Será um jogo complicado para a equipa de Valongo, já que se desloca ao terreno de uma equipa que não conhecem. Não será um jogo fácil, mas motivados pela, surpreendente, vitória na primeira jornada, penso que o Sp. Campo terá mais condições para vencer este jogo. Acredito numa vitória forasteira.

MELRES X MEDENSE: Duas equipas que conquistaram resultados completamente opostos na primeira jornada, no entanto são duas equipas que se conhecem muito bem, até pela proximidade geográfica. Creio num jogo muito disputado, pelo que vi do Melres, têm capacidade para discutir o resultado, até porque jogam em casa, perante o seu publico. O Medense está motivado e quer continuar a vencer, será um jogo de tripla.

SOBREIRENSE X BOAVISTA: Ambas as equipas perderam na primeira jornada, no entanto penso que isso não afectará o nível do jogo. Acredito que, pela experiência e qualidade, a equipa do Bessa vencerá este jogo e quem sabe por uma margem bem larga. Contudo não podem menosprezar o adversário que em sua casa são muito difíceis. 

VALADARES X CRUZ: O Valadares venceu, por duas bolas sem resposta, na difícil deslocação ao Estádio do Bessa, estão motivados e partem como favoritos para este jogo. Jogam em casa, na estreia oficial do seu novo estádio, querem continuar na perseguição ao seu objectivo. No entanto jogam com uma equipa, sempre, difícil. Embora o Cruz tenha empatado, em casa, na primeira jornada, acredito que ainda estão a encontrar a equipa ideal, um misto de jovens com valor, com jogadores com mais experiência. Acredito numa vitória da equipa da casa, vitória essa que se poderá tornar fácil, se os homens do Outeiro não acertarem de inicio.

RAMALDENSE X DESP. PORTUGAL: O Ramaldense, depois de estar a vencer por duas bolas a zero, deixou-se empatar, isto aconteceu num campo complicado como o do Cruz. Acredito num jogo muito disputado, ambas as equipas estão motivadas. O Desportivo de Portugal venceu e assim quer continuar, no entanto penso que será mais difícil desta vez. Um jogo muito disputado, com indefinição no resultado até ao final. Jogo de tripla, mas penso que a vitória ficará em casa.

TORRÃO X PAÇOS DE GAIOLO: O Torrão recebe o Paços de Gaiolo depois de ter perdido em casa do Desp. Portugal, desta vez joga em casa e quer fazer as coisas de forma diferente. O Paços de Gaiolo, venceu na primeira jornada e quer mostra que não se tratou de um acaso. Será um jogo bem disputado, acredito que o Torrão pode ganhar, desde que jogue o jogo pelo jogo com o intuito de o vencer. Jogam em casa e é dessa forma que este jogo tem de ser encarado. Jogo de tripla.

GENS X SPORT PROGRESSO: Ainda hoje farei a antevisão deste jogo.

Boa sorte para todas as equipas.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sport Progresso 2 - 0 Melres D. C. - Analise

No passado domingo, recebemos e vencemos, por duas bolas a zero, a equipa do Melres D. C.


Local: Campo Queirós Sobrinho
Hora: 17 Horas
Arbitro: Rui Eiras Ferreira


Sport Progresso: Marco, Pinto (Nelson, 68'), Beça, Berto e Morais; Jorginho, Carlão e Fábio Augusto; Luis Filipe (Diogo, 51'), Galiza e Leitão (Oliveira, 87')
Treinador: Milton Ribeiro


Melres D. C.: Gilberto, Pedro Soares, Teixeira, Abel (Leandro, Int.) e Márcio; Gil, Nelson e Nuno; Cochicho, Dias e Cardoso
Treinador: Paulo Pegas


Ao intervalo: 0-0
Golos: Fábio Augusto (73') e Diogo (81') 

Sabíamos que não seria um jogo fácil, sabíamos que a equipa adversária não nos deixaria jogar e que tentaria surpreender-nos com lances de futebol directo. Alem disso, percebemos que, para a equipa adversária, o empate já seria um bom resultado. Tal situação veio a comprovar-se logo no inicio do jogo, com os jogadores da equipa forasteira a demorarem a repor a bola em jogo.

Dominamos o jogo desde o inicio, pegando na bola e construindo jogadas que criavam alguns calafrios à equipa gialo-nero, contudo não conseguíamos traduzir em golo as oportunidades que estávamos a criar. O Melres efectuou o seu primeiro remate aos 23 minutos e, a bem da verdade, podia ter marcado se não fosse a intervenção rápida da defesa. Este foi um lance sem exemplo, já que até ao final da primeira parte a equipa forasteira, poucas vezes conseguiu chegar perto da área progressista com perigo. 

Tivemos algumas perdidas, mas a mais flagrante aconteceu num lance em que o guardião Gilberto (para mim o melhor da equipa adversária) entregou, de bandeja, a bola nos pés de Leitão que se deslumbrou com tamanha oferta e acabou por rematar por cima da barra.

Na segunda parte mais do mesmo, a equipa da casa a controlar e os forasteiros, apenas a conseguir responder atrás de "chuto para a frente" ou em lances de bola parada, sempre bem executados pelo, capitão, Márcio. 

O guarda-redes gondomarense, depois de uma boa exibição na primeira parte, conseguiu adiar o mais que pode o golo Progressista, golo esse que veio a acontecer na marcação de uma grande penalidade, bem assinalada por mão na bola de um defensor melrense. Fábio Augusto encarregou-se da marcação e não falhou. 

A partir deste momento, a minha equipa ficou mais tranquila e começou a aproveitar os espaços deixados pelo desnorte, natural, da equipa do Melres.

O segundo golo surgiu por intermédio de Diogo Portela que, ao segundo poste, desvia um passe de Leitão.

Até ao final a equipa do Melres "carregou", mas o nosso guardião Marco, juntamente com os restantes elementos da equipa, conseguiram dar conta do recado e manter a nossa baliza inviolável.

De referir que a arbitragem foi excelente, com um trio que deixou jogar, não permitindo que, ambas, as equipas fossem alem do permitido.

Não me despeço sem antes agradecer o apoio de todos os sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Progresso que se dignaram a estar presentes no nosso campo, para nos ajudar a ultrapassar este adversário.

Dar os parabéns aos meus jogadores pela entrega e atitude com que abordaram este jogo.

SOMOS PROGRESSO
SOMOS GREEN BULL'S

2ª Div. Distrital - Série 2 - 1ª Jornada - Analise

Disputou-se, no passado domingo, a primeira jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2.

Houveram alguns resultados que já se previam, mas, como é apanágio no futebol, houveram outros surpreendentes.

Os Jogos:

SOALHÃES 2 - 2 ABRAGONENSE: Um jogo entre duas equipas muito equivalentes, conforme demonstra o resultado. Tinha dito que ganharia a equipa que aproveitasse os erros do adversário, pelo vistos ambas as equipas fizeram pela vida e lutaram para vencer o jogo. Ninguém se fica a "rir". 

SP. CAMPO 2 - 1 GENS: Penso que seja um dos resultados mais surpreendentes da jornada. Não que a equipa do Campo seja fácil de bater, até porque já tinha referido que em sua "casa" será muito difícil levar de vencida esta equipa e isso aconteceu. Sinceramente pensava que a equipa de Gondomar conseguiria levar de vencida a sua antagonista desta jornada, mas isso não aconteceu. 

MEDENSE 2 - 1 SOBREIRENSE: A equipa de Medas, recebeu e bateu o Sobreirense pela margem mínima, venceu a equipa que foi mais feliz.

BOAVISTA 0 - 2 VALADARES: Outro resultado surpreendente, não pela vitória forasteira, mas sim por terem sido dois golos sem resposta. A equipa do Valadares entrou bem no jogo, adiantando-se no marcador logo nos primeiros minutos, o que lhes permitiu jogarem com mais tranquilidade e sem terem de arriscar muito. Já o Boavista teve de ir atrás do resultado e no contra-golpe acabou por sofrer mais um golo. Duas das melhores equipas da série se defrontaram nesta jornada, como havia dito, este era um jogo de tripla e a vitória pendeu para a equipa que teve mais eficácia.

CRUZ 2 - 2 RAMALDENSE: Um jogo onde a equipa da casa esteve a perder por duas bolas a zero! Sabemos que a equipa de Ramalde do Meio é das mais raçudas do nosso campeonato, deixou empatar já perto do final, quando Diogo Carvalho marcou, um grande golo, que ditou o resultado final. No entanto o Ramaldense pode ficar contente por ter conseguido um ponto num dos terrenos mais difíceis desta série, no entanto quem marca dois golos em casa do adversário tem de vencer o jogo.

PAÇOS DE GAIOLO 1 - 0 PASTELEIRA: Disse, na antevisão, que o Paços de Gaiolo tentaria aproveitar o factor casa para levar de vencida, um adversário que ainda se está a organizar. O resultado de um a zero, espelha bem o que se viveu neste jogo. Foi dificil, mas os pontos ficaram em casa. Acredito que a equipa do Pasteleira crescerá de semana a semana.

DESP. PORTUGAL 3 - 1 TORRÃO: Sinceramente não contava que a equipa da casa conseguisse vencer o jogo por números tão expressivos, no entanto o resultado é um pouco enganador, já que a equipa de Gaia dispôs de diversas oportunidades para empatar um jogo em que a equipa da casa entrou a vencer, marcando logo aos quatro minutos. No entanto a equipa jovem do Desportivo de Portugal, bem comandada pelo experiente Henrique e pelo excelente guarda-redes Bruno, conseguiram comandar os mais jovens e leva-los à vitória. A equipa de Renato Castelo, pagou a factura de ir jogar ao Ruy Navega com respeito a mais pelo adversário.

As curiosidades desta semana vão para:
  • O Valadares foi a única equipa a conseguir vencer fora de casa.
  • Apenas três equipas não conseguiram vencer em casa: Cruz, Boavista e Soalhães.
  • Foram marcados 23 golos, o que dá uma média de 2,88 golos por jogo.


Parabens aos vencedores e força para os vencidos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sport Progresso X Melres D. C. - Antevisão


No próximo domingo, pelas 17 horas, recebemos a nossa congénere do Melres D. C., para o jogo de arranque da Época 2011/2012.

Depois de 7 semanas de trabalho, cuja resposta dos jogadores foi, quase sempre, a que esperávamos, podemos dizer que estamos preparados e ansiosos para que este jogo comece.

Será um jogo complicado, contra uma equipa aguerrida, capaz de nos surpreender, caso não estejamos atentos. Teremos de entrar concentrados, com o objectivo de vencer na nossa cabeça, para que se traduza em entrega e atitude. O Melres pratica um futebol muito directo, sempre na expectativa de poder surpreender os adversários e não acho que este jogo seja diferente. O Melres procurará, também a vitória, visto ser o primeiro jogo do campeonato, onde ninguém conhece ninguém e começar bem é sempre um factor motivacional.

É o primeiro jogo do campeonato, onde os jogadores entram com um pouco de ansiedade. Nós jogamos em casa e podemos dizer que temos a obrigação de vencer, no entanto aquilo que eu quero ressalvar é que em todos os jogos entraremos para vencer e assim conseguirmos atingir o nosso objectivo final.

Contamos com o apoio de todos os Progressistas para podermos encher o Queiroz Sobrinho e assim ajudarem-nos nesta difícil "batalha".

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Antevisão da 1ª Jornada - 2ª Div. Distrital - S 2

No proximo domingo arranca o Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2. É o inicio de uma prova que se espera muito competitiva e onde existem várias equipas com aspirações a subir de divisão. Esta é a minha antevisão dos jogos desta semana.

SOALHÃES X ABRAGONENSE: Um jogo que coloca frente a frente o ultimo classificado da série 2 da ultima época, a uma equipa proveninete do futebol popular, não acho que possa ser um grande jogo, acredito que a equipa do Soalhães possa usar o factor casa, no entanto o Abragonense tudo fará para que a sua estreia seja positiva. Ganhará a equipa que aproveitar melhor os erros do adversário, já que penso que acontecerão muitos.

SP. CAMPO X GENS: O Gens parte como favorito, desceu na época passada, mas reforçou-se com o objectivo de voltar a subir, quando assim é, têm obirgação de jogar em qualquer campo para ganhar, no entanto terão de contar com uma grande réplica do seu adversário desta jornada. O Sp. Campo, não é uma equipa facil, muito menos quando joga em casa. Será um bom jogo, mas penso que os 3 pontos seguirão para Gondomar.

MEDENSE X SOBREIRENSE: Duas equipas que se conhecem da época passada, será um jogo duro, com duas equipas aguerridas à procura de um bom resultado. Um empate poderá acontecer neste jogo.

BOAVISTA X VALADARES: Os caprichos dos sorteios, por vezes, ditam este tipo de jogos, assim sendo, logo na primeira jornada temos um "embate" entre dois candidatos à subida de divisão. Acredito num jogo muito bem disputado, onde a vitória poderá pender para ambos os lados. O Boavista está melhor estruturado do que na época passada e a prova disso foi a escolha criteriosa dos elementos do seu plantel, já o Valadares tem uma equipa muito forte a pensar na conquista da subida de divisão. Um grande confronto, um jogo de tripla, que trará emoções fortes até ao final. Poderá haver um empate, no entanto penso que a equipa de Gaia está uns furinhos acima.

SP. CRUZ X RAMALDENSE: O Cruz perdeu, alguns dos jogadores mais importantes da sua equipa na época transacta, no entanto não perderam a garra que os caracteriza, acredito que a jogar no seu terreno criarão muitas dificuldades ao adversário, por sua vez o Ramaldense é também uma equipa que não virá a cara à luta e que tudo fará para vencer. Será um jogo muito duro, mas penso que a equipa da casa sairá por cima.

PAÇOS DE GAIOLO X PASTELEIRA: A equipa da casa parte em vantagem pelo factor casa e aproveitando o facto da equipa do Pasteleira ter começado a preparação mais tarde, tentará levar de vencida a equipa portuense, já o Pasteleira, não quer deixar de aproveitar a oportunidade de enfrentar um adversário, teoricamente, mais fácil para somar já os primeiros três pontos. Será um jogo de tripla.

DESP. PORTUGAL X TORRÃO: A equipa do Desportivo de Portugal está nesta divisão por opção própria, depois de na temporada passada ter terminado o campeonato distrital da 1ª divisão em 4ª lugar. No entanto partiram para este ano sem a maior parte dos jogadores que constituíam esse plantel, é certo que se reforçaram com jogadores com muita experiência destas andanças, mas este será um teste à capacidade de organização desta equipa. Já o Torrão começou a trabalhar bem cedo e, está melhor estruturado, do que na temporada anterior. Acredito que a época passada servirá de exemplo para que não cometam os erros cometidos na época passada. O campo é pequeno e favorece a equipa da casa, mas o jogo será bem disputado de inicio a fim, acredito numa vitória da equipa forasteira, mas penso que o resultado será um empate.

SPORT PROGRESSO X MELRES: Amanhã farei a antevisão deste jogo.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Balanço da Pré-Época

FIM DA
Após seis semanas de trabalho intenso, demos por terminada o período pré-competitivo, vulgarmente chamado de pré-época.

O balanço que fazemos destas seis semanas é, deveras, positivo. Conseguimos montar uma equipa dentro daqueles que foram os pressupostos pensados para a mesma. Uma equipa jovem, com qualidade e com garantias de continuidade do trabalho desempenhado.

Nem tudo foi como esperávamos e houveram algumas alterações no planeamento, quer da pré-época, quer dos elementos que constituiriam o plantel. Algumas saídas, por motivos que apenas interessam ao grupo, deram lugar a outras entradas. O nosso trabalho, de treinadores, obriga-nos a estar preparados para eventualidades que aconteçam, podemos dizer que nos aconteceram, se calhar, mais do que aquelas que queríamos  mas de forma pensada, ponderada e com bom senso, graças a Deus, conseguimos fazer dessas situações, meros percalços.

É de ressaltar que, apenas, 6 atletas transitam da época passada, o que demonstra que a nossa equipa é, sem duvida, uma equipa em construção, mas já todos sentem o "peso" e a responsabilidade de vestir a camisola do Sport Progresso, um clube centenário e com pergaminhos no futebol distrital.

Para saber quem são os jogadores que constituem o plantel clique aqui!

A equipa trabalhou bem e conseguimos já assimilar muito daquilo que é o pretendido para atacar a competição que se inicia no próximo domingo.

Como é óbvio, temos a perfeita noção que ainda nos falta muito, todos estão cientes do objectivo, sermos campeões e conquistarmos a subida de divisão, sabemos também que os nossos objectivos não terminam ai, mas estes são os objectivos gerais, aqueles que todos têm de saber, os outros apenas ao grupo importa.

Todos nós sabemos aquilo que nos será exigido,todos nós sabemos o que temos a fazer, errar é humano, mas temos de ser humildes e aprender com os erros. Acreditar e Agir terá de ser um dos nossos lemas. Saber aceitar os erros dos outros terá de fazer parte da nossa forma de estar. Atitude, trabalho, empenho, dedicação, espírito de sacrifício e de grupo, será sempre exigido. Todos aqueles que fazem parte do escalão, desde o presidente, directores, treinadores, jogadores, massagista e até o roupeiro, sabem que apenas cumprindo estes requisitos podem continuar a fazer parte do grupo.

Nunca esquecendo o nosso lema primordial:


JUNTOS SOMOS MUITO FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS.

SOMOS PROGRESSO

SOMOS GREEN BULL'S

Balanço 6ª Semana

Terminou na passada sexta-feira a 6ª semana de trabalhos, pro conseguinte terminou, também, a pré-época, visto que no próximo domingo temos o primeiro jogo da competição onde estamos inseridos.

Relativamente à sexta semana de trabalhos, faço um balanço menos positivo que nas anteriores, muito por culpa das lesões que, embora não tenham acontecido nesta semana, se vieram a confirmar, mais graves do que aquilo que pensávamos e pretendíamos. A mais grave é a lesão de Moura, um dos nossos guarda-redes, que partiu o escafoide da mão direita e tem uma paragem, prevista, de 7 semanas! Quanto às restantes são lesões que serão debeladas no decorrer desta semana, para que assim possamos ter a maior parte dos jogadores disponíveis, para podermos atacar o primeiro jogo do campeonato.

Achamos que a equipa está já mais próxima daquilo que é pretendido, tendo a noção que ainda nos falta muito para conseguirmos estar nos níveis que queremos e que são exigidos para podermos atingir o objectivo.

Esta semana houveram, também, alterações na estrutura da equipa, com as entradas de três reforços e a saída de um elemento.

Iremos continuar a trabalhar para estar na máxima força já na primeira jornada.

domingo, 11 de setembro de 2011

Hugo Fernandes contratado!

Jogador possante, finalizador por excelência, era um jogador que estava a ser sondado há algum tempo. No entanto e devido a outras propostas que o jogador foi alvo, só agora se conseguiu concretizar esta contratação. Acreditamos que assim conseguimos dar mais força à frente de ataque, com um jogador de características muito diferentes daqueles que já tínhamos no plantel. 

O jogador entende que o Sport Progresso é a melhor equipa para dar continuidade à sua carreira, como o próprio referiu "este foi um inicio de época um pouco mau, pois lesionei-me quando estava a prestar provas numa equipa da III Divisão, também treinei em duas equipas da II Divisão, onde estava, quase, garantida a minha contratação, que, por questões financeiras, acabou por não ser bem sucedida. Uma vez que já estamos no decorrer do novo campeonato e, dificilmente, encontrarei uma equipa que ainda não tenha o plantel fechado, resolvi aceitar a proposta do Mr. Milton Ribeiro, que me deu sempre todo o seu apoio e que me falou do projecto do Sport Progresso para esta época, que passa por ser campeão. Desde já quero agradecer ao mister a confiança depositada e dizer que, no que depender de mim, seremos campeões", o jogador referiu, ainda, que outra das razões foi o objectivo da equipa para esta época, já que nas suas palavras disse "ser campeão, seja na 3ª  Divisão Nacional, seja na 2ª Distrital é ser campeão. 

Jogador habituado à lides dos campeonatos nacionais, refere que: "será mais uma aventura para mim, apesar de ter apenas 20 anos, já passei por vários clubes e, neste momento, irei jogar pela primeira vez numa competição distrital. É um clube que merece todo o meu respeito e, espero, poder ajudar, com golos, a equipa a atingir os seus objectivos. Pelo que tudo indica serei o numero 27, este numero não foi escolhido por acaso... assim no final da época, quem não se lembrar quantos golos fiz, basta olhar para a minha camisola." 



Sabemos que o campeonato não será fácil, mas com mais este jogador a equipa ganha consistência, acrescenta qualidade há já existente e permite-nos ter outras opções. 

Desejamos-lhe muito sucesso nesta nova etapa da sua carreira.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Sport Progresso no abolaeredonda.blogspot.com


O blog "A bola é redonda" é um local onde podíamos encontrar todas as actualizações sobre as equipas de futebol de Gaia. Neste momento o seu administrador alargou o seu raio de acção e também falará sobre as equipas do Porto e Gondomar, assim sendo a nossa equipa já foi referenciada no blog.

É de louvar o esforço do Johnny Lino neste assunto, todos os responsáveis das equipas do Porto podem enviar os seus contactos que depois serão contactados.

Para verem a reportagem sobre o Sport Progresso clique aqui!

Campeonato Distrital da 2ª Divisão - Série 2 - A. F. Porto

A equipa sénior do Sport Progresso, por mim orientada, competirá na Série 2 da 2ª Divisão da A. F. Porto juntamente com o Pasteleira, Boavista, Desportivo de Portugal, Torrão, Paços de Gaiolo, Pedroso, Gens, Soalhães, Sobreirense, Medense, Melres, Ramaldense, Spg. Campo, Cruz, Abragonense e Valadares Gaia.

Como é costume, farei a minha analise e antevisão daquilo que poderá ser a série 2 deste campeonato, relembro que isto é uma analise propria e pessoal, não sou adivinho, nem tão pouco tenho pretensões a sê-lo, esta analise assenta na analise dos campeonatos anteriores, no feedback recebido em relação às equipas e no conhecimento de alguns jogadores que entregam essas mesmas equipas. Não pretendo ferir susceptibilidades e desde já apresento as minhas desculpa se isso acontecer.

Assim sendo aqui fica a minha analise e expectativa das equipas que compõe esta serie.

Pasteleira: Esta equipa esteve para não competir, inclusive não entrou no primeiro lote de equipas inscritas para a competição. É do dominio publico as dificuldades financeiras e estruturais que este clube passa, no entanto, pela sua historia, é sempre um clube apetecivel para qualquer jogador. Achamos que o facto de terem começado tarde não lhes permitirá formar uma equipa tão competitiva como queriam, mas será sempre uma equipa a ter em conta, dará que fazer aos adversários, embora não ache que seja possivel andarem metidos nos lugares de decisão.

Boavista: Clube histórico da cidade do Porto, inscreveram-se na época passada devido a divergencias internas, se na época passada tudo foi feito à pressa, já esta época, parece-me, que tudo foi mais pensado. Assim sendo esta equipa reforçou-se, e bem, sendo uma das que quererá lutar pela subida de divisão. Têm condições para isso e tudo farão para que este seja o ano da subida.

Desportivo de Portugal: Outro clube que, por opção, se inscreveu na segunda distrital, depois de na temporada passada ter acabado num brilhante 4ª lugar na 1ª. Viu sair muitos dos seus jogadores para as mais diferentes equipas e assim perdeu a homegeniedade conquistada nos ultimos anos. Penso que será uma equipa em reconstrução e que os seus responsaveis nem sequer estão a pensar na subida de divisão, para já. É uma equipa que causará muitos problemas aos seus adversários devido à sua entrega, também devido às dimensões do seu campo. Embora pense que não seão daquelas equipas que andarão nos primeiros lugares, será uma equipa chata e que os adversários terão de suar muito para poderem levar de vencida.

Torrão: O trabalho desempenhado, na ultima temporada, por Renato Castelo e a sua continuidade, desta vez com tempo para formar uma equipa, aliada às condições que esta equipa dispõe, acredito que melhorará muito em relação à época anterior, mas como o proprio já disse, este é o ano zero, o ano de consolidação de uma equipa. Vamos ver do que são capazes e daquilo que podem fazer para incomodar as restantes equipas.

Paços de Gaiolo: Esta equipa é daquelas que eu nao conheço muito bem, mas olhando para a classificação da época passada podemos reparar que conquistou tantos pontos quantas jornadas disputou, uma equipa que ganha mais em casa do que fora e esse poderá ser o seu trunfo para este campeonato. Não acho que seja uma equipa para andar na primeira metade da tabela, mas dará que fazer.

Pedroso: O Pedroso é a equipa que, há mais anos, luta para subir desta divisão, todos os anos acontece algo e o certo é que não sobem. A bem da verdade podemos dizer que o Pedroso nunca ficou em primeiro lugar e que por esse motivo há sempre alguma situação que se atravessa no caminho da subida. Este ano não será diferente, o Pedroso continuará a lutar para subir e tudo fará para que isso aconteça. Esperamos uma luta até ao final.

Gens: Esta equipa desceu na época passada, mas reforçou-se de forma a poder subir já nesta temporada. Com bom condições estruturais e financeiras, será uma equipa a ter em conta para disputar a subida de divisão.

Soalhães: Esta equipa quedou-se no ultimo lugar na época passada, penso que não serão daquelas equipas que farão muita mossa.

Sobreirense: Equipa aguerrida, lutadora, que tudo fará para incomodar quem os defronte. Contudo penso que andarão pela metade de baixo da tabela.

Medense: Mais uma equipa de Gondomar, com condições para fazer um bom campeonato. Normalmente é uma equipa que em casa trará muitas dificuldades a quem o visita. Sendo que andará pela parte superior da tabela.

Melres: Uma equipa em tudo identica ao Medense. Mas que o futebol é de maior qualidade e que lutará pelos primeiros lugares.

Ramaldense: Equipa aguerrida, agressiva que por vezes cria alguma celeuma com os adversários, mas não podemos esquecer que é um dos historicos desta divisão. Este ano entra novamente para fazer o melhor possivel e acredito que poderão surpreender os mais distraidos.

Spg. Campo: Uma equipa com um excelente campo, capaz de proporcionar bons espectaculos de futebol. O ano passado atingiu o 7º lugar, conquistando 51 pontos. Será uma das equipas dificeis de bater e que tudo fará para conseguir chegar-se, o mais possivel, à frente.

Cruz: Esta equipa, na ultima época fez um excelente campeonato, tendo no seu plantel muitos jogadores oriundos da sua formação. Este ano não será diferente, no entanto a perda de alguns jogadores nucleares na sua estrutura e estrategia pesará no desenrolar do campeonato. A par do Desportivo de Portugal é a equipa que poderá aproveitar as dimensões do seu terreno de jogo para criar dificuldades aos adversários. Será uma equipa incomoda.

Abragonense: Equipa oriunda dos campeonatos populares do Marco de Canaves, não conheço, nem tenho dados para falar desta equipa. Veremos como se comportará nos primeiros jogos do campeonato.

Valadares Gaia: O nome mudou, mas o clube continua o mesmo. Desceu da primeira divisão, mas quer voltar para lá já no final desta temporada, reforçou-se, investiu e investirá para que isso aconteça. Tem condições para fazerem o campeonato que querem. Será um dos primeiros classificados.

Sport Progresso: Pouco direi, a não ser que o nosso objectivo é sermos campeões. Tudo faremos para o conseguir.


Aqui fica a minha analise das equipas da série.


Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...