A época terminou, há já algumas semanas, mas só hoje me deu vontade de fazer a analise da mesma, isto em relação à "minha" época, à época da equipa que orientei.
Assim sendo aqui fica a minha analise.
Foi uma época que começou em Maio de 2011, aquando tive a primeira reunião com o presidente do clube, à data, Sr. António Almeida e mais alguns elementos, de destacar o Sr. Oscar Jesus, Vice-Presidente para o futebol sénior e com o Sr. Dr. João Sampaio que foi a pessoa que me indicou para o comando técnico do Sport Progresso.
Nessa reunião foi-me pedida a subida de divisão, na mesma altura deram-me carta branca para formar um plantel, sendo que o plantel, assim como a equipa técnica trabalhariam sem qualquer contrapartida financeira, visto o clube estar a passar por dificuldades financeiras, sendo que as únicas coisas que dariam ao plantel senior era as sandes e os sumos no final dos jogos, deslocações da equipa para os jogos em camioneta alugada pelo clube, situação que foi cumprida, quase na totalidade, e os materiais de treino, jogo e saída, compostos por dois equipamentos de treino, um fato de treino de saída, uma mochila, um kispo, um polo e um equipamento de jogo, material que seria ofertado aos jogadores no ultimo jogo da época.
Assim contactei jogadores e falei do projecto que tinha para a época 2011/2012, montei uma equipa escolhida a dedo, com jogadores jovens e de qualidade que nos garantiam possibilidade de sucesso e de continuidade nas próximas épocas.
Tudo foi feito pelo clube, dentro das possibilidades, para que tivéssemos as condições necessárias para a preparação da época.
Criei um logótipo, um Green Bull (Touro Verde), uma identidade e um lema, lema esse que foi levado à letra por todos os nossos jogadores e pelos directores que trabalharam directamente comigo, a saber, Sr. Oscar Jesus e Sr. Paulo Picarote. Foi dessa forma, com essa identidade, com muito trabalho, com muito empenho, lutando contra tudo e contra todos que conseguimos levar adiante a nossa vontade, mesmo sendo acusado de a determinada altura ter querido deitar a toalha ao chão, mas em momento algum esse foi o meu pensamento e a classificação final fala por si.
Fizemos o jogo de apresentação com o F. C. Porto que, gentilmente, cedeu a sua equipa de juniores A para defrontar uma equipa da 2ª Divisão Distrital da A. F. Porto, tivemos, ainda, a presença do Sr. Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, numa festa bonita e a qual tenho de agradecer ao Sr. António Almeida, porque prometeu e cumpriu...
Fizemos um campeonato que tenho de considerar excelente, um campeonato onde conseguimos atingir os nossos objectivos. Onde passamos por tudo e mais alguma coisa, desde lesões leves, a lesões graves, a doenças graves, à morte de um dos nossos adeptos, ao termos de andar sozinhos a lutar, contando com o apoio dos nossos adeptos.
Daqui retiro algumas coisas:
1ª: Treinei uma equipa centenária, que me deixa muito feliz.
2ª: Tive a possibilidade de juntar uma equipa excelente de jogadores que adoro e que sei que estaremos sempre juntos, mesmo que no futebol as coisas não continuem.
3ª: Aprendi muito com toda a gente que tive a hipoteses de me cruzar este ano.
4ª: Fui muito feliz nesta época.
5ª: Consegui vencer, quando muitos diziam que isso seria impossivel.
6ª: Percebi que afinal os treinadores não são medidos pelos resultados, mas sim pelas amizades, no futebol como na vida o factor C conta muito.
7ª: Foi o meu primeiro ano de treinador do escalão Sénior e no primeiro ano subi de divisão uma equipa que não ganhava um unico tostão, nem de ajudas de custo, nem de prémios de jogo... é obra.
Nada disto teria sido possivel sem fé em Deus, sem o meu trabalho e sem que os meus jogadores acreditassem naquilo que lhes transmitia e trabalhassem como profissionais.
Por tudo isto quero deixar uma palavra individual a cada um:
2 - Filipe Teixeira: Meu menino tu tens muita qualidade, não só como futebolista, mas acima de tudo como homem, quando conseguires deixar as superstições para trás e concentrares-te apenas na bola, verás que terás muito mais oportunidades do que aquelas que esperas. Pela tua personalidade, pela tua lealdade, vais deixar muitas saudades... quem sabe se o futuro não nos colocará de novo do mesmo lado.
3 - Fábio Augusto: Muitos duvidaram daquilo que tu poderias fazer, dizendo que tu eras irresponsavel, que gostavas pouco de treinar e que tinhas a mania que eras craque. Pois bem, aquilo que eu tenho a dizer, é que te portaste muito bem e calaste muita gente, foste o melhor marcador da equipa, foste um dos jogadores mais utilizados e deste imenso que fazer às equipas adversárias. Estás de parabens pela regularidade com que fizeste esta época. Se deixares aqueles amuos que por vezes te dá, verás que serás muito mais jogador. Eu espero ver isso.
4 - Hugo Beça: Foste dos melhores jogadores que eu já treinei, desde que sou treinador. Um miudo aplicado, com vontade de vencer. Arriscaste tudo ao deixar o teu clube do coração para abraçares um projecto novo, ambicioso, mas que no fim se provou ser exequível. És um grande jogador e sei que terás um futuro risonho. Obrigado por tudo... Ajudaste-me a crescer como treinador e como homem...
6 - Reginaldo Neves: Não tiveste as oportunidades que se calhar desejavas, mas tiveste aquelas para que trabalhaste, foste sempre o mesmo, do inicio ao fim, demonstraste que a trabalhar regularmente poderias ter feito muito mais, espero que no futuro te possa ver a fazeres isso. Tens um coração enorme, também por isso serás recordado.
7 - Nuno Nunes: Este ano não foi como tu querias, mas acredita que em relação a ti, também não foi como eu queria, sei que podes dar muito mais, sei que és muito mais jogador do que aquilo que demonstraste. Acredita que na maior parte das vezes trabalhaste muito bem, mas as condições também te limitaram. Sei que noutras condições, com outro terreno que poderás dar muito mais... Estarei atento
8 - Miguel Santos: Foste um dos juniores que jogou pelos seniores. Tens muito para dar e sei que ainda evoluirás mais.
9 - Diogo Portela: Estás completamente diferente daquele menino que eu conheci, eras um menino aplicado, lutador e com vontade de fazer cada vez melhor. Notei que este ano não começaste assim, não tinhas a vontade de jogar que eu conhecia e que sempre te distinguiu dos demais. Desapareceste, voltaste e ao inicio demonstraste estar diferente, mas aos poucos voltaste a ser o que eras. Espero que possas voltar a ser o Diogo Portela que joga com prazer, só dessa forma serás, novamente, um matador. Espero para ver...
10 - Barek: Grande Barek, desde sempre te admirei, desde sempre disse que um dias haverias de ser meu jogador. Tenho muito contentamento por isso ter acontecido. Agradeço a tua humildade, agradeço a tua maneira de encarar as coisas e de trabalhares sempre em prol de um grupo. Foste muito importante. Passaste por muita coisa este ano, mas cresceste como homem, assim como ajudaste todos aqueles que te rodearam a crescer. Obrigado filho, estamos juntos.
11 - Joãozinho: O jogador mais humilde que eu já encontrei, dos 20 anos que tenho de futebol. Trabalhaste sempre, estiveste sempre presente e ajudaste quando foi preciso, sempre com a mesma postura, sempre com a mesma cara e o mesmo respeito. Parabéns por isso e obrigado.
12 - Hugo Moura: Dos melhores guarda-redes que eu já vi, e olha que já vi muitos. Tiveste azar esta época, choraste muito devido às lesões, não pelas dores das mesmas, mas por não poderes ajudar a tua equipa, nessas altura chorei contigo porque sentia que tu não merecias. Mas hoje tiraste o gesso do pé, vais recuperar, vais voltar em grande e eu espero estar do teu lado para ver isso. Obrigado por tudo aquilo que deste, obrigado por nunca teres faltado a um treino mesmo lesionado, obrigado por me ajudares a ser hoje, mais treinador, do que era no inicio da época.
13 - Jorge Oliveira: Gosto de ti como gosto de um filho, mas no futebol não há misturas. Nunca baixaste o nivel e tu mesmo mantiveste a exigência alta. Por isso jogaste, por isso iras continuar a jogar seja onde for, por isso és o Incrivel... está tudo dito... é verídico.
14 - Leitão: Pela primeira vez treinei um jogador mais velho do que eu e foi uma experiencia fantastica. Um jogador com o teu passado e que me ajudou com muita humildade, com muito empenho, um jogador que nunca se baldou a um treino e que fez sempre aquilo que os miudos de 20 anos faziam. Muito bom. És um irmão para mim e espero que, se treinar, que te consiga convencer a fazer mais uma época.
15 - Pedro Morais: Foste daqueles que, mal soube que ia treinar seniores, eu me lembrei. Um dos jogadores mais regulares que eu conheço, raramente estás mal e só o estás para nos percebamos que também és humano... Vais longe no futebol.
16 - Berto: Capitão, amigo, mas de vez em quando para-te o relogio, terminaste a época como começaste, lá em cima e é assim que tu és grande. Tiveste uma lesão grave que te afastou dos campos durante três meses e isso notou-se na tua disposição e na tua forma de estar, mas sei que agora, totalmente recuperado, vais voltar, na próxima época a jogar ao teu nivel e a ajudar muito a equipa onde estiveres.
17 - Filipe Oliveira: Como tu há poucos, muito poucos, levas à risca o "até partir", nada te deita abaixo e isso faz de ti um grande jogador. És humilde, brincalhão, mas quando é para trabalhar, poucos há que te consigam acompanhar. Merecias outros voos e como és novo penso que o venhas a conseguir. És daqueles que eu gostava de ter sempre do meu lado...
19 - Pinto: Meu menino, o que me custou trazer-te para junto de mim! Tens muito talento, mas tens de tentar ser mais regular, fazer grandes jogos de forma consecutiva. Este ano voltaste a ser um polivalente e mostraste que a tua posição é, onde a equipa precisar, e ajudaste em todas as posições. Muito obrigado meu menino. Não me esqueço de ti.
20 - Cruz Ortega: Dos melhores tecnicamente, mas com um feitio, meu Deus, chavalo tens tudo para ser grande, mas não te percas por caminhos sinuosos e que te afastam daquilo que tu fazes melhor. Lembro-me de a tua mãe uma vez ter dito que a unica coisa que fazias bem era jogar futebol, porque nem uma lampada sabias mudar, nunca te vi a mudar lampadas, mas acho que ela tem razão, por isso aplica-te. Estou por perto para te ajudar.
21 - Luis Coentrão: O que dizer de ti? És grande, deste tudo e foi um prazer voltar a treinar... És um menino que eu adoro e um jogador que eu admiro... Não tenho mais palavras.
22 - Célio: Tiveste azar, apenas chegaste em dezembro e nas oportunidades que tiveste as coisas não te sairam da melhor maneira, mas deste sempre tudo e é isso que tenho de reter. Espero que o futuro te reserve bons projectos e que possas continuar a fazer algo que gostas muito.
23 - Pep Silva: Começou mal, endireitas-te e voltaste a mostrar o que eras. Simplesmente grande. Vais longe...
24 - Miguel Ângelo: E não é que subi de divisão com um puto de 17 anos na baliza! Estás de parabens por tudo aquilo que fizeste, tens uma educação acima da média e uma qualidade técnica ainda maior. Quero que vás longe, mas terás de sair. Espero poder ajudar-te.
25 - Jeremias: Tens tudo para ser um grande jogador, mas falta-te calma e cultura tactica, num clube onde tenhas tempo para aprender acredito que despontará um grande jogador. Força meu menino, quero que singres...
26 - Galiza: De um sentido de humor enorme, deixar a segunda nacional de futsal para vir para a 2ª distrital de futebol de 11 é só para quem tem um grande sentido de humor, mas ainda bem que o fizeste. Deste muito, mas acredito que ainda possas dar mais e espero poder cobrar.
27 - Reis: O mais insurreto que eu já vi. Podias ter feito mais jogos pelos seniores e poderias ter sido uma ajuda, real, assim olha ficaste-te por um jogo e uma subida de divisão no curriculo. Atina e vais longe.
30 - Barbosa: Grande homem, ajudaste-me a melhorar, o meu comportamento hoje está muito melhor a ti se deve. Foste o unico guarda-redes que partiu um dedo na quarta e no domingo está lá a trabalhar. Isso demonstra o teu caracter e o teu grau de loucura... Estamos juntos.
Para os meus adjuntos, Portela, Maruga e Sérgio, para os meus directores, Paulo Picarote e Oscar, obrigado por tudo, fizemos uma equipa imbativel.
Assim acaba uma excelente época, no fim digo que tenho a certeza que cumpri aquilo a que me comprometi. Tudo isto se deve a Deus e aos meus jogadores, eles são os responsaveis por este sucesso. Se tive a minha quota parte? Sim tive, mas sem eles não tinha tido sucesso.
Agora sigo de cabeça erguida e mantendo a fé em Deus.