quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Pep, uma lição de vida" - por Filipe Vieira de Sá


“Estan mejor que nosotros”

Não é difícil encontrar elogios a Pep Guardiola. Meio mundo os faz. É sempre fácil elogiar quem ganha, e enquanto ganha. Porém, não se fala tanto de Pep, o personagem, o homem, mas sim, de Pep, o treinador, o mentor de um modelo e de uma forma de jogar que se senta hoje confortavelmente no cume mais alto do sucesso.
Pep é tri campeão espanhol, e leva ainda 2 Champions, em 3 anos de carreira. À data que escrevo este texto, encontra-se a escassas horas de disputar a 2ª mão da Supertaça espanhola, no seu estádio, depois de ter empatado no terreno do rival, a 2 golos, e apesar de ter jogado sem grande parte da sua “espinha dorsal”.
E o que diz Pep? Que “eles estão melhor”. O mundo não lhe levaria a mal a altivez ou, até, um pouco de arrogância. Porque já fez demais para merecer essa folga. Mas não. Pep escolhe o respeito, escolhe a lucidez e escolhe a humildade. A humildade genuína, porque, como todos viram, o Real esteve mesmo melhor.
Pep não é, apenas, uma lição para os treinadores de todo o mundo. É, muito mais do que isso, uma lição de saber estar, e de sabedoria, para todos. Todos os que queremos aprender e ser melhores, seja no que for que façamos. Porque só com humildade se pode reconhecer o limite da nossa incompetência, e, assim, suplantá-lo sucessivamente.
A Pep, o meu obrigado. Pelo futebol, claro, mas, sobretudo, pela lição de vida que é a sua presença.

Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...