terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sport Progresso 1 - 3 Gens - Analise


No passado domingo recebemos o Gens em jogo a contar para a 19ª Jornada.

Vou tentar dividir isto em duas partes.

O Jogo:

Sabíamos que não seria um jogo fácil, sabíamos também que a equipa do Gens vinha com vontade de vencer, tendo a noção que, se não o fizesse, poderiam hipotecar o objectivo da subida de divisão.

Entramos melhor no jogo, a mandar mesmo, com um futebol disputado no meio campo adversário, onde controlávamos todas as acções de jogo e não permitíamos que o adversário construísse.

Aos 11' chegamos ao golo por intermédio de Jorginho, num logo capaz de levantar um estádio. 

Depois disto ainda tivemos mais oportunidades de golo, mas que não concretizamos. 

O Gens chegou ao empate numa falha defensiva nossa e a partir daqui o jogo terminou. A equipa de arbitragem comandou a seu belo prazer um jogo que estava a ser controlado por nós.

O Gens haveria de chegar ao segundo golo por intermédio de Santos que beneficia de posição irregular, estando mesmo em frente ao arbitro assistente que nada assinalou. O terceiro golo surge na sequência de uma grande penalidade, mal assinalada, visto que o jogador se atira para o chão sem haver qualquer toque do meu jogador. Penalty e expulsão do meu jogador. 

Estávamos a perder por três bolas a uma, com um jogador a menos. No intervalo disse aos meus jogadores para jogarmos com honra e para fazermos aquilo que nos deixassem.

A minha equipa entrou e a segunda parte resume-se a um jogo completamente jogado junto à área forasteira, com três bolas à barra, uma ao poste, uma grande defesa do guarda-redes do Gens e um golo mal anulado, onde a bola esteve dentro da baliza três vezes. Assim como uma arbitragem vergonhosa que não nos deixou jogar, visto que sempre que disputávamos um lance o arbitro marcava falta contra nós. 

Perdemos o jogo, mais uma vez contra o Gens, num jogo em que fomos superiores, a exemplo da primeira volta, mas não conseguimos superiorizar-nos ao arbitro e isso ditou o desfecho final.

Em relação ao que aconteceu antes, durante e depois do jogo, aqui fica a minha versão dos factos.

A equipa do Gens chegou e entraram normalmente no campo, o único que falou fui eu, dirigindo uma palavra a um jogador do Gens, o mesmo que tinha despoletado os problemas em Gens, assim como cumprimentei outros jogadores do Gens que eu conheço e prezo.

O aquecimento desta equipa decorreu de forma tranquila e normal, à saída eu chutei uma bola que acertou em Viana, não queria acertar nele, mas aconteceu. O treinador do Gens, entrando no seu balneário, tem uma frase infeliz, dizendo que "vamos foder isto tudo, com bola vai tudo à frente", perguntei-lhe se ele vinha armado em herói. 

O jogo começou normalmente, com pressão dos adeptos da casa, assim como fazem em todos os campos. Jogo disputado, até que o arbitro decidiu começar a ser o protagonista do mesmo. Decisões erradas e acertadas sempre contra a mesma equipa. Prepotência para com toda a gente do Progresso, qualquer lance o assistente do lado do peão pedia ao arbitro principal para mostrar cartão. Aos 25' já tenho 5 jogadores amarelados, por situações normais, outras nem foram falta, mas o arbitro viu e marcou.

Ao intervalo saímos revoltados, aliás, todos no campo estavam revoltados, assim como os adeptos, situação normal para quem estava a ver os seus a serem enxovalhados dentro de campo.

No caminho para o intervalo o arbitro expulsa o meu adjunto, mas depois afinal voltou atrás.

O arbitro já tinha feito o resultado. Na segunda parte mais do mesmo, uma arbitragem desastrosa, vergonhosa.

Fui expulso, num lance em que um jogador do Gens fica no chão junto ao banco, nessa altura e depois do mesmo jogador já ter dado varias cotoveladas e ter tido entradas demasiado viris disse-lhe "levanta-te do chão, estás a fazer um teatro do caralho" ele quando olhou para mim eu disse-lhe "estás a olhar fdp", disse e admito-o e, se foi isto que o arbitro ouviu, teve toda a razão em me expulsar, mas esta situação deveu-se a tudo aquilo que o arbitro deixou acontecer durante o jogo. Depois disso e falando com o arbitro o mesmo tem uma atitude que não vou falar aqui visto já estar a ser tratado nas entidades competentes. Neste momento o jogador que está no chão, levanta-se, começa a correr e agride, com um soco, um jogador meu. Estalou a confusão. O jogo teve parado mais de 9 minutos, e quando estou dentro do campo a tirar os meus jogadores e os do Gens, o arbitro diz-me "és tu que vais pagar esta merda toda"! Fiquei estupefacto, disse-lhe a ele que não tinha qualquer logica o que ele estava a dizer e ele continuo com as ameaças. Depois de tudo calmo, sai de campo e o jogo prosseguiu. O arbitro deu 5 minutos de compensação. Assim como teve um erro técnico, mostrando dois cartões amarelos a um jogador meu e deixando-o ficar no campo até ao final.

O jogo termina com a vitória do Gens. Aproveitaram aquilo que o arbitro os deixou fazer. A maior parte dos homens de Gens foram correctos, lutaram dentro de campo e souberam colocar-se no seu lugar, uma palavra de apreço para o director que se comportou de uma forma irrepressível. Parabéns, 5 estrelas. Parabéns também para aqueles jogadores que no fim, souberam admitir que nunca tinham visto nada assim e que não tinha culpa de terem sido tão beneficiados! Já o seu treinador, foi do pior que eu já vi. Embora me acusem a mim de ser mal educado, de incitar à violência, nunca me viram a dizer a um jogador meu "da-lhe uma cacetada", ou então, "vamos lá que eles não valem nada". Depois no fim escondeu-se atrás da policia, fraco, muito fraco.

A equipa do Gens e a de arbitragem saíram escoltados pela policia, insultados é certo, mas nada mais do que isso aconteceu.

Foi uma vergonha aquilo que se passou no Campo Queirós Sobrinho, onde uma equipa foi espoliada da possibilidade de lutar de igual para igual com a equipa forasteira. Não sei se ganharíamos o jogo, mas não nos deixaram jogar para podermos fazer.

No fim, o saldo é negativo, quatro jogadores expulsos, eu mesmo expulso, dependendo agora daquilo que o arbitro decida escrever, visto que o que eles escrevem é que é sempre verdade. Estou tranquilo, independentemente do castigo que a AFP decidir aplicar, sei o que aconteceu assim como mais de duas centenas de pessoas que estavam no campo viram. Estou tranquilo também em relação ao que escrevi aqui.

Não quero acreditar naquilo que se ouviu no campo, não sei o que motivou a que a equipa de arbitragem tivesse o desempenho, vergonhoso, a que se assistiu no passado domingo, mas espero que a AFP, assim como faz contra os clubes que são seus associados e a mantêm de pé, vá até às ultimas para saber a verdade.

Agradeço aos nossos adeptos o apoio que nos deram, mais uma vez demonstraram que acreditam em nós e que podemos contar com eles. Muito Obrigado.

Em relação a nós quero dizer algumas coisas. Fomos humilhados, enxovalhados, espoliados da possibilidade de disputar os três pontos, mas estamos cá.

Tentaram-nos "matar", mas apenas nos feriram e esse foi o vosso erro, deixar-nos vivos. Os Touros vão voltar mais fortes, mais unidos. Sabemos que só iremos até onde nos deixarem, mas garanto-vos que continuaremos a perseguir o objectivo.

Continuamos a querer ser campeões, mas queremos chegar lá pelos nossos próprios pés e não às cavalitas de outros.

Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...