quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

À conversa com... Berto!


Humberto Lopes, conhecido no meio do futebol por Berto. Jogador que começou a sua carreira futebolística no Atlético Clube de Gervide, imagine-se, como guarda-redes, representado o clube até ao primeiro ano de sénior, de onde se transferiu para o Clube Desportivo de Portugal, clube onde a maior parte dos seus familiares também jogaram, representado este ultimo durante oito anos, sendo capitão de equipa nas ultimas épocas. Transferiu-se este ano para o Sport Progresso, tem sido um dos pilares da estrutura progressista, capitão de equipa, o jovem de 28 anos, acedeu ao pedido do blog e deu-nos a conhecer um pouco mais de si.


miltonribeirocoach.blogspot.com (MRC) - Berto, onde começaste a jogar futebol?

Berto - Comecei a jogar no Atlético Clube de Gervide com 9 anos e a guarda redes

MRC - Na época passada representaste o Desportivo de Portugal, clube que representavas há já alguns anos, depois de saíres do Gervide. Eras inclusive o capitão de equipa, fala-me um pouco dessa experiência.

Berto - Foi uma experiência boa, o Desportivo é o clube da "família". todos ou quase todos os meus familiares foram criados na rua ao lado do campo e quase todos jogaram no Desportivo por isso poder capitanear este clube foi muito bom, foi uma experiência também difícil devido às condições do clube, um dos exemplos entre muitos é que todos os anos o pessoal queria ir ganhar dinheiro e tentei sempre batalhar para que o pessoal ficasse para poder ajudar o clube... 


MRC - No final da época decidiste sair, tu e mais alguns jogadores. O que te levou a tomar essa decisão?

Berto - O que levou há minha decisão foi o facto de a direcção do Desportivo ter tomado a decisão de competir na segunda divisão sem nos ter avisado de nada, jogava lá há 8 anos era capitão e merecia mais um bocado de respeito... nas férias fomos assinar a pensar que ia-mos competir na primeira, começamos a treinar a pensar que ia-mos jogar na primeira e depois deparei-me com a situação de o clube ir para a segunda ou deixar de haver futebol sénior... foi o que levou a mim e aos outros capitães a deixar o clube. 



MRC - Este ano, mesmo tendo convites de clubes de divisões superiores, decidiste jogar no Progresso! Porquê?

Berto - O que me levou ir jogar para o Progresso foi a forte amizade fora do campo com alguns dos meus colegas de equipa, nomeadamente o Leitão, o Oliveira  e o Moura sempre fomos muito chegados fora do campo e depois do que se passou no Desportivo tínhamos chegado a uma conclusão que era jogarmos todos juntos, e como o Leitão gostava de acabar a carreira no Progresso disse que ia falar ao presidente se podíamos ir treinar. E assim foi, o presidente disse ao mister que tinha alguns jogadores para o mister ver e depois de o mister nos observar e decidir que era-mos úteis para ajudar o grupo decidi ficar no Progresso mesmo tendo convites de outras equipas.. e diga-se de passagem que não estou nada arrependido.


MRC - O Progresso é um clube histórico da cidade do Porto, o que representa para ti vestires a camisola deste clube?

Berto - Para mim vestir a camisola do Progresso é um enorme orgulho e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade por representar um dos emblemas mais antigos da cidade do porto e com uma historia invejável.



MRC - Foste nomeado capitão de equipa, mesmo sendo um dos que chegou este ano ao clube, imagino que seja um orgulho, mas ao mesmo tempo, maior responsabilidade, o que sentes quando colocas a braçadeira?

Berto - Óbvio que é um enorme orgulho poder ser capitão e que com isso vem a responsabilidade, responsabilidade essa que é com muito prazer que a tenho porque ao colocar a braçadeira sinto que tenho de liderar um grupo de homens, que tenho de dar tudo por eles, ser o primeiro a dar a cara quando não corre bem, conseguir uma união no grupo muito forte para que se consiga conquistar os objectivos...



MRC - Como avalias este inicio de época do Progresso?

Berto - Este inicio de época tem sido bastante positivo, apenas tivemos dois momentos menos bons mas aos quais a equipa está a responder de forma positiva...






MRC - O objectivo traçado para esta época passa pela subida de divisão. Achas que é um objectivo ambicioso, utópico ou sentes que é possível?

Berto - Eu sinto que o nosso objectivo não podia ser outro a não ser pensar em ser-mos campeões devido ao grupo que temos, temos só de continuar unidos,humildes com determinação e com grande atitude


MRC - Achas que as condições que o clube coloca à vossa disposição são as suficientes para que esse objectivo seja atingido?

Berto - Podiam ser melhores em alguns aspectos, mas, é o que temos e vamos tentar de todas as formas conseguir o objectivo, independentemente das condições que temos.


MRC - No Progresso ninguém é remunerado, ao contrario do que acontece em outras equipas da série. Achas benéfico, ou achas que pode ser um handicap em relação à motivação e à ambição da equipa?

Berto - Desde que se jogue com amor à causa não interessa se somos remunerados ou não.. tudo vai das mentalidades das pessoas.. a motivação e a ambição têm de estar, sempre, presentes connosco para poder-mos subir na vida por isso não vejo isso como handicap... as vezes é bem pior balneários onde jogadores ganham e há sempre aquelas bocas tipo " corre tu que ganhas mais que eu"... 


MRC - Mesmo sem ninguém receber dinheiro, o vosso plantel é vasto, composto, inicialmente, por 27 jogadores. Como vês o ambiente no balneário? Sentes que os jogadores estão satisfeitos?

Berto - O balneário é excelente, há grande união de todos... pode haver um ou outro que não esteja muito contente por não jogar tanto mas mesmo esses são importantes no grupo e motivam os companheiros para dar o máximo 


MRC - O que achas do apoio do adeptos do Progresso?

Berto - Tem sido um apoio importante, penso que estão com a equipa e a equipa precisa deles para que todos juntos no final possam ficar todos felizes e com o objectivo cumprido.


MRC - Tens 28 anos. O que é que ainda esperas da tua carreira futebolística?

Berto - Para já penso no presente e o presente é ajudar o Progresso a ser campeão e depois o futuro logo se verá... 


MRC - Sendo tu capitão da equipa sénior do Progresso, que conselho darias aos jovens da formação progressista?

Berto - O conselho que dou aos jovens é que não deixem de fazer desporto, é importante fazer exercício físico e que se sonham em ser jogadores profissionais nunca desistam do vosso objectivo e façam por o merecer... mas não se esqueçam dos estudos..


MRC - Deixa uma mensagem aos adeptos do Progresso e aos adeptos do futebol em geral.

Berto - Aos adeptos do progresso que têm sido enormes só espero é que continuem a sê-lo, que continuem a acompanhar a equipa da mesma forma que têm feito que a equipa vai fazer tudo que estiver ao alcance para não os desiludir, é bom sentir o apoio dos adeptos.. aos adeptos em geral espero que possam ir ver o Progresso que acredito que não se vão arrepender... 

Aqui ficamos a conhecer um pouco mais de Berto. Um jovem talentoso e com objectivos bem definidos. 


Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...