terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aquilo que as pessoas falam sem saber.

Acho engraçado as pessoas falarem do que não sabem e, por muito que se explique, dificilmente conseguem entender aquilo que tentamos explicar.

Li no zerozero.pt que as pessoas que me conhecem apenas pelo que escrevo que acham que eu sou uma pessoa, mas na realidade eu sou outra!

Tenho o blog quase desde que comecei a minha carreira de treinador, desde essa altura que coloco lá aquilo que penso, aquilo que vejo, aquilo que analiso e é certo que os meus blogues são dos mais lidos, mesmo por aqueles que tanto criticam, facto que me enche de orgulho e que me faz continuar a acreditar e a trabalhar.

Sou o mesmo desde que comecei a treinar, intempestivo, exigente, malcriado, mas ao mesmo tempo aplicado, capaz, com a noção de que tudo faço para defender os meus! 

Sou o mesmo treinador que treinava o Cerco, que ganhou 17-0 ao Cruz, mas que no ano seguinte perdeu por 4-0! Nesses jogos fui também malcriado, fui também intempestivo, mas lembro-me bem de, no meu blog, ter recebido um convite de um senhor que ainda hoje eu tenho em grande estima, para treinar um escalão do S. C. Cruz! Era o mesmo e fui convidado para lá treinar! Quando cheguei assumi que seria campeão, mas que no fim sairia. Foi o que fiz, até ao momento sou o único treinador campeão no Cruz, de série entenda-se, eu juntamente com uma grande equipa que montei, com meninos que lá estavam, mais sete que trouxe do Cerco, montamos uma grande equipa, equipa essa que perdeu apenas por duas vezes durante toda a época, apenas tivemos duas expulsões. Na fase final perdemos mais duas vezes. Mas mesmo assim conquistamos um honroso 3º Lugar. 


Nunca ninguém naquele clube o conseguiu fazer. Era eu, o mesmo malcriado que agora acusam, o mesmo intempestivo, mas capaz, aplicado, exigente, cumpridor dos seus objectivos. Enquanto lá estive, lutei contra muitas mentalidades, consegui que aquela equipa fosse defendida por onde passava, deixei amigos, mas devido à inveja tenho lá muitos que não gostam de mim. Porquê? Porque digo o que penso, porque sei o que quero, porque gosto de ser profissional naquilo que faço mesmo sem ganhar dinheiro! Pois bem, quero que saibam que enquanto andar no futebol serei sempre assim. 

Ainda esta semana no jogo em que colocou frente a frente a minha equipa e o Cruz fui alvo de provocações e isso já ninguém fala, já ninguém diz, sabem porquê? Porque fica bem dizer que o Milton é este e aquele, que é malcriado, que incentiva a violência e tal. 

O Milton tem as costas largas, mas não é o culpado de tudo. Reage como toda a gente que se sente reage. Se calhar de forma mais efusiva e é isso que os meus detractores aproveitam para falar, apontar o dedo e tentar deitar abaixo. 


Quem me conhece, e não são tão poucos quanto isso, sabe o que penso, sabe que quanto mais me atacarem, mais eu irei trabalhar, mais eu levarei os meus a trabalharem em prol de um objectivo. A semana de treino do Cruz foi falar do que o Mister Milton faz, do que o Mister Milton diz, podem dizer o contrário, mas quem me disse foi o vosso treinador, que até vos disse que foi meu treinador e vocês não acreditaram, mas é verdade foi meu treinador. Foi meu colega de equipa anos mais tarde, é uma pessoa que eu respeito e gosto imenso, por isso sei que é verdade o que ele me disse. Estavam à espera de outra reacção da minha parte? Não, não estavam, porque vocês sabiam que se me provocassem que eu iria reagir. Assim como reagirei sempre...

Falam que na época passada insultei o guarda-redes do Cruz no jogo com o Progresso! É verdade, mas temos de pensar naquilo que aconteceu antes, ou seja, as provocações dele para fora. Não foram para mim, é certo, mas eu senti que naquele momento ele não o deveria ter feito e chamei-o à atenção e ele reagiu (lá está, não é só o Mister Milton) e por isso continuei a pica-lo. 

O meu intuito não foi ganhar pontos com as pessoas do Progresso, mas sim enerva-lo porque do outro lado estavam miúdos que eu gosto muito e queria que eles vencessem. Não o devia ter feito é certo.

Nunca precisei de me oferecer a nenhum clube, sempre fui convidado pelos seus responsáveis sempre! Há muito poucos treinadores que podem dizer o mesmo. Mesmo sendo seu o malcriado que sou (que todos tentam passar), mesmo sendo o intempestivo, mas todos sabem que por onde passei cumpri sempre o meu objectivo desportivo. 

Quando sai dos clubes antes de terminar a época foi sempre em divergência com os directores, mas pela forma como sentia que a minha equipa era tratada. Como os meus meninos eram tratados, porque aqueles que foram meus jogadores, se quiserem admitir, podem comprovar o que eu digo, não há quem os defenda mais do que eu. Sou o mesmo que na altura que treinava os juvenis do Cruz, fui convidado pelo presidente do Sra. Hora para ir para adjunto dos seniores e recusei, porque tinha um projecto, porque tinha um objectivo, porque estava com os meus meninos que eu tanto amava e muitos deles ainda amo. Pois é eu sou um treinador que ama os seus jogadores! Por isso não venham com historias. Os dois únicos clubes dos quais fui convidado a sair foram o Leça do Balio, mesmo depois de ter feito o melhor campeonato de sempre (até ao momento) nas camadas jovens daquele clube, o presidente da altura disse-me que não podia ter um treinador que quisesse ganhar tanto como eu e, desengane-se quem pensar que era dinheiro, era sim ganhar dentro de campo, porque aquele clube estava habituado a ser bem recebido em todos os campos, ou seja, o bombo da festa. Desta forma não sei estar no futebol. O outro clube foi o Candal, porque não cumprimentei o presidente da altura. Porque achei que não foi correcto comigo e como não sou hipócrita, como não estou agarrado ao lugar e não dependo do futebol para viver, o presidente achou que não havia condições para continuar e convidou-me a sair, mas meus amigos, quando sai, já tinha atingido o objectivo da manutenção. 

Falam de ter saído do Cruz, mas as pessoas intervenientes nesse assunto podem, se quiserem ser verdadeiras, dizer o que se passou. Sai porque a directora do escalão queria mandar mais do que eu, queria que a tratasse de forma diferente, mas para mim todos são iguais, todos têm de dar o máximo. Não a queria no banco comigo, porque foi mentirosa. O presidente do clube pediu-me tempo para resolver a situação na reunião da direcção, mas eu queria a resolução no imediato e sai. Não queiram falar do que não sabem. No Senhora da Hora sai também por vontade própria, porque não admito que gozem, que brinquem com os meus jogadores. Mas ainda hoje tenho, destas duas equipas, pais que me ligam para falar sobre os filhos. Todos os jogadores quando me vêem me cumprimentam, é o respeito mutuo que existe, é isto que me enche de orgulho e que me dá a plena certeza que o meu trabalho foi bem feito, em relação a eles, entenda-se.

Há coisas que não me esqueço como as palavras de um jogador do Cruz, quando eu treinava o Leça do Balio que me disse "mister nós não nos preocupamos com o DLB, preocupamo-nos é do mister lá estar, é a si que queremos ganhar"... pois bem, o mesmo aconteceu agora no jogo Progresso x Cruz. Foi o mesmo jogador que me disse para aparecer na sessão solene do Cruz para ganhar pontos para poder treinar o clube, claro que quem me conhece sabe qual foi a resposta... exactamente! Os pontos ganhei-os dentro do campo, não tenho mais nada a provar a ninguém e muito menos naquele clube.

Ah, todos falam da minha malcriadez, pois bem, o treinador do Cruz, esta semana, disse a um dos seus jogadores "vai-te foder", não ouvi ninguém a protestar ou a criticar. Por isso pergunto "Why allways me?", porque sou incomodo, porque sou capaz, porque cumpro com aquilo que prometo, porque sou bom?????

Todos os meus adversários me acusam de ser malcriado, não o nego porque está à vista de todos, assim como o Jorge Jesus, mas esse é graúdo e já atingiu um patamar que lhe permite ser assim. Será que é por eu não me calar, será que é por eu ir para a frente da batalha e assumir o meu lugar, será que é por eu defender os meus jogadores, literalmente, até à morte? 

Quando estou do vosso lado da barricada todos gostam de mim, mas quando estou do outro lado todos criticam! Meus amigos, sou exactamente o mesmo de ambos os lados, mas defendo o lado em que estou. 

Tenho pena, não sei por quanto tempo, mas terão de continuar a aturar-me.

Em relação aqueles que falam das expectativas criadas em torno da equipa do Progresso este ano tenho algo para vos dizer. Estas expectativas foram criadas por nós, treinador e jogadores, porque temos uma equipa composta por jogadores de qualidade, alguns que recusaram ir ganhar dinheiro por acreditarem no projecto que lhes foi apresentado, agora como é óbvio todos os projectos são falíveis. Mas queremos acreditar que enquanto for possível que iremos atingir o objectivo. 


Nunca fui de virar a cara à luta e também não será agora que o farei. 

Todos falam que estamos em quartos a sete pontos do primeiro, a seis do segundo e a cinco do terceiro, mas vocês que dizem isto por acaso lembram-se como estavam as duas equipas que subiram na época passada? Se não se lembrarem, eu digo-vos, na época passada subiu o Cerco do Porto e o Vila F. C., verifiquem como eles estavam à 10ª jornada clicando aqui! Pois bem, o Cerco a sei pontos do primeiro lugar, já o Vila estava a catorze pontos, isso mesmo a catorze pontos! Contudo, no final as posições já não eram bem as mesmas como podem verificar clicando aqui! 

Pois é subiu o Cerco e o Vila, separados por um ponto, deixando para trás equipas que estavam bem à frente deles. 

Para quem é Progressista, quero que saibam que vamos continuar a trabalhar para atingir o nosso objectivo, não atiramos a toalha ao chão, sabemos que no futebol não há duas jornadas iguais, quanto mais dois campeonatos, mas temos a noção que temos muito campeonato pela frente, temos muitos pontos em disputa. É certo que a equipa não está a jogar bem, é certo que quebramos, mas sabemos o que temos a fazer para nos endireitarmos. 

Os Progressistas, de coração, irão continuar a apoiar-nos, já os outros irão continuar a criticar, mas nós estamos lá e continuaremos a trabalhar. 

Por isso para aqueles que acham que é impensável termos a distancia pontual, que temos,  para o primeiro lugar, digo-vos que no fim falaremos.

Meus amigos, para quem não gosta temos pena, para quem gosta, digo-vos que também gosto de vocês. Já o disse uma vez e repito-o "quem me acha um filho da puta? Pois bem, daqui a duas semanas já não pensas o mesmo!". Isto é o que acontece a quem começa a trabalhar comigo. 


Um abraço a todos e espero que entendam o que aqui escrevo, se houverem enegrumenos que não entendam, olha paciência, joguem no euromilhões e pode ser que vos sai o prémio, assim podem comprar um recipiciente e meterem-se lá dentro com a vossa ignorância e falsa pureza. 

Já eu continuarei a ser o mesmo malcriado, intempestivo, exigente, capaz e com a noção do valor que tenho. Não estou agarrado ao lugar em lado nenhum, faço parte enquanto me sentir útil e enquanto me respeitarem, quando não for assim bato com a porta. 


Sem medo nenhum, sem problema nenhum. 

Eu sou assim.

Milton Ribeiro
(Soccer Coach)

Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...