terça-feira, 29 de novembro de 2011

1º terço do Campeonato concluído - Analise

Depois de terminada a 11ª jornada, sendo que todas as equipas têm, pelo menos, 10 jogos disputados, considero que está terminado o primeiro terço do campeonato. 

Assim sendo e com base nas estatísticas do site ZEROZERO vou fazer a analise. Refiro novamente que estas são as minhas opiniões.


Olhando para a tabela classificativa percebemos que, a antevisão que deste campeonato se confirma.

O Valadares, equipa que desceu da 1ª Divisão e, assumida, candidata à subida, está a fazer pela vida. Esteves 8 jogos sem perder, aliás, venceu os oito primeiros jogos tendo perdido, surpreendentemente, em casa do Melres. No entanto já encontrou novamente o trilho das vitórias, vencendo outro dos candidatos, o Gens, demonstrando que a derrota não passou de um acidente de percurso. 

A seguir vem o Pedroso, cronico candidato à subida de divisão, objectivo que tem falhado consecutivamente. Esta época não poderia ser diferente e lá continuam na luta. São a única equipa, até ao momento, que ainda não perdeu. Tiveram alguns problemas estruturais aquando da saída do treinador, mas que já se encontram perfeitamente resolvidos. Estão a um ponto do primeiro lugar e têm sido regulares na sua caminhada. Demonstram que são um sério candidato à subida.

O Gens é o terceiro classificado, outra equipa que desceu da 1ª Divisão e que se reforçou para atacar a subida já esta época, depois de ter perdido com o Cruz, não mais perdeu até encontrar o líder. São uma equipa muito aguerrida, muito bem organizada. Tiveram, também, alguns problemas estruturais, que ainda nem sequer se resolveram, mas com alguns reforços que entraram no limite das inscrições conseguiram fazer com que a qualidade da equipa aumentasse. Continuam na luta e terminam este terço de campeonato como, merecido, 3º classificado.

No quarto lugar está o Sport Progresso, em igualdade pontual, mas com menos um jogo do que, o Cruz, duas equipas de Paranhos com as mesmas aspirações, a subida de divisão. O Progresso tem apenas duas derrotas, mas nos últimos três jogos não conseguiu vencer nenhum, tendo conquistado apenas dois dos nove pontos em disputa. Desta forma distanciaram-se dos lugares que dão acesso à subida de divisão, no entanto continuam na luta e o seu objectivo mantém-se. O Cruz por sua vez, depois de quatro jornadas em que não ganhou, tenho conseguido, apenas, dois empates, goleou o Medense e assim ascendeu à quarta posição. Continuam na luta e tudo farão para se manter. 

Em termos de tabela classificativa não existem grandes surpresas. Penso que o Desportivo de Portugal está a fazer um bom campeonato, pautado por cima. O Torrão está bem melhor do que na época anterior, o Melres está um pouco abaixo do que era expectável  o Campo tem feito uma recuperação notável e tem crescido de semana a semana.


As equipas mais concretizadoras são o Valadares com 25 golos, seguido de perto pelo Progresso que já marcou por 22 vezes. Depois um trio, com 20 golos, composto por Campo, Gens e Boavista. 

A equipa do Ramaldense é, até ao momento, a equipa menos concretizadora, contando apenas com 7 golos marcados, menos de 1 por jogo, é seguida de perto por um trio, com apenas 8 golos, composto por Melres, Sobreirense e Pasteleira.


A equipa do Valadares é líder em todas as vertentes, sendo também na defesa menos batida, tendo encaixado, apenas, 2 golos. A seguir vem o Pedroso com 5 golos e o Progresso com 10. Sendo que o Progresso, nos últimos três jogos, sofreu 6 golos, o que dá uma média de 2 por jogo.

Já o Medense e o Abragonense, são as equipas mais permeáveis, tendo encaixado 21 golos cada. O Campo e o Sobreirense vêm logo a seguir, cada um, com 20 golos sofridos. Uma nota para o Cruz que sofreu até ao momento 19 golos.  Uma nota, mas desta feita, positiva, para a equipa do Paços de Gaiolo que se encontra no 5ª lugar com 14 golos sofridos.

No capitulo do desempenho, sem duvida que a equipa do Pedroso é a que mais se destaca. Conta 10 jogos sem qualquer derrota, tendo oito vitórias e apenas dois empates. Logo a seguir vem a equipa do Valadares que venceu os oito primeiros jogos.

De referir que em termos de vitórias consecutivas o Valadares está isolado na frente. Oito é o numero de vitórias consecutivas conquistadas pelo líder, depois o Cruz, Pedroso e Gens com quatro, seguidos do Progresso com três.

Todas as equipas já conseguiram vencer, pelo menos, um jogo.

Penso que ainda há muito campeonato. Penso que ainda haverão muita mexidas e que muita água ainda correrá por baixo da ponte.


Em termos comparativos com a época 2010/2011, à 11ª jornada, verifico que apenas o Cerco do Porto se encontrava em lugar de subida, ao passo que o Vila estava a 11 pontos do primeiro lugar. O Pedroso estava em primeiro lugar, com mais dois pontos do que hoje, o Cruz, em 5º lugar, tinha mais três pontos do que hoje. O Progresso estava em 8º lugar com menos três pontos do que na edição deste ano.

Tudo está muito equilibrado. Sem duvida que o Valadares e o Pedroso já se começaram a distanciar, mas o campeonato é longo e por isso as equipas têm de continuar a trabalhar focadas no seu objectivo.

Na próxima semana entramos no 2º terço do campeonato. Depois cá estamos para o analisar.

Felicidades a todos. 



Saiba mais sobre:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...